Após receber documento assinado pelo presidente da Câmara, Ismar Marão, pedindo providências sobre possíveis irregularidades referentes à vacinação contra a Covid-19 na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, o deputado estadual, Heli Grilo, requereu oficialmente investigação.
Marão levantou o assunto no início dessa semana durante sessão virtual da Câmara Municipal. O parlamentar, na oportunidade, solicitou apuração das denúncias de suposto esquema de vacinação na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba. “As vacinas que deveriam ser destinadas aos profissionais de saúde da Macrorregião Triângulo do Sul teriam sido, indevidamente, aplicadas em servidores do corpo administrativo que estavam fora da lista de prioridades definidas pelo Ministério da Saúde”, alertou o presidente.
De acordo com Heli Grilo, a suspeita foi levantada após as denúncias de irregularidades na vacinação de servidores da Secretaria Estadual de Saúde de Minas, que ultrapassou a marca de 800 pessoas. “Agora, Uberaba também será incluída nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana passada”, contou Grilo.
A Secretaria de Estado de Saúde já encaminhou à Assembleia uma lista contendo 1.852 nomes de servidores das superintendências regionais de Saúde vacinados contra a Covid-19. Deste total, 76 são de Uberaba.
O deputado adiantou que a nova lista está com os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fura-filas para estender a investigação, conforme solicitado. “É fundamental que evitemos mais desigualdade e privilégios de alguns, em detrimento da maioria, na condução do enfrentamento a esta pandemia. Para isso, aqueles que adotaram conduta irregular devem ser devidamente responsabilizados por seus atos”, ressaltou. A investigação da CPI se estendeu às 28 superintendências regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais, a pedido do deputado.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
18/03/2021