Para servir como incentivo a criação de novas cooperativas e associações, deverá ser votado em breve na Câmara Municipal de Uberaba um Projeto de Lei que institui o “Programa Incubadora de Cooperativas”. A iniciativa é assinada pelos vereadores Samuel Pereira, Marcos Jammal e Fernando Mendes. O PL já tramitou na Casa.
Além da criação de novas cooperativas e associações, o programa pretende apoiar o desenvolvimento de cooperativas em processo de constituição; propiciar capacitação e qualificação dos cooperados e/ou associados visando aumentar a capacidade produtiva e a geração de renda; propiciar áreas e local adequado para o funcionamento provisório destes novos empreendimentos; viabilizar a obtenção de recursos financeiros necessários para a implantação e/ou instalação dos empreendimentos.
De acordo com a proposta, o Poder Executivo contará com um Conselho, presidido pela Secretária Municipal Desenvolvimento Social (Seds), constituído por titulares ou representantes de órgãos governamentais e não governamentais, definido em Decreto. As despesas decorrentes seriam por conta de dotações orçamentárias próprias do Município, no orçamento da própria Seds.
O vereador Samuel Pereira destacou a importância do projeto, pois através da capacitação e qualificação dos cooperados e associados, serão gerados mais empregos e renda, contribuindo para a economia do Município.
Jorn. Hedi Lamar Marques Departamento de Comunicação CMU 18/05/2021