Projeto Emenda à Lei Orgânica do Município, nº 11/21, de autoria do presidente da Câmara, vereador Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSD), que foi assinado pelos demais vereadores da Casa, entre outros dispositivos que acrescentou à LOM, destacou-se por fortalecer a Guarda Municipal perante o Município. De acordo com o presidente Ismar Marão, a modificação do artigo 165 A coloca a GM em posição de órgão permanente, com estrutura de carreira garantida entre outras coisas. O secretário de Defesa Social do Município, Glorivan Bernardes de Oliveira ressaltou a importância do projeto. “Nós teremos condição, como instituição consolidada nesse texto da lei, de contemplar as necessidades da classe. Inclusive com encaminhamento de plano de cargos e salários, entre outras propostas”, disse. O projeto foi aprovado também em segundo turno.
O vereador China (PMN) aproveitou a oportunidade para questionar o secretário em relação à situação dos agentes de trânsito. Para o vereador, que disse ter recebido reclamações de agentes, tanto os salários são injustos, quanto a situação dos uniformes é “bizarra”. O presidente da Casa, Ismar Marão, informou ao vereador que fez reunião com o secretário recentemente e que foram tratados esses assuntos.
Glorivan, por sua vez, respondeu ao questionamento afirmando que já existe comissão formada para elaboração, inclusive, de pedido de auxilio fardamento. “A prefeita Elisa Araújo já está ciente de que vamos apresentar propostas e é solidária. Ela está preparando uma reforma administrativa importante na prefeitura”, revelou o secretário, que acrescentou que até mesmo a permissão e treinamento para uso de instrumento manual ofensivo está sendo viabilizada para garantir segurança nas abordagens nas vias públicas.
O superintendente de Defesa Social, tente Carlos Alberto Barbosa, que também participou da reunião, agradeceu a aprovação do projeto e disse que a segurança é cara, no sentido de custar, muitas vezes, a vida das pessoas que se dedicam a fazê-la em prol da comunidade. O vereador cabo Diego Fabiano (PP) acrescentou que, no sentido dos investimentos, a segurança é barata, pois defender a ordem e a segurança pública não tem preço.
A vereadora Denise da Supra (Patriota) ainda fez referência à importância da Guarda Municipal na defesa dos animais. Agradeceu apoio na questão do crime ocorrido na cidade em que animais foram alvo de violência, sendo queimados. O caso está em mãos da Polícia Civil agora. “A Guarda sempre nos atende com competência ao em relação aos animais”, afirmou Denise.
Renata Thomazini
Departamento de Comunicação CMU
08/03/2022