Vereadora convoca audiência pública sobre renda básica e segurança alimentar

23/11/2022 10:50

Compartilhar

Nesta terça-feira (22), a vereadora Rochelle Gutierrez (PP) organizou uma audiência pública para debater sobre a renda básica e a segurança alimentar em Uberaba. O pedido se fez necessário após a divulgação de dados disponibilizados pelo CadÚnico, através do Governo Federal. De acordo com as informações, mais de 28 mil pessoas se encontram em situação de extrema pobreza no município.

Na mesa de debate, estiveram presentes a vereadora de Campo Grande/MS, Camila Jara (PT), de forma virtual; a secretária de desenvolvimento social, Gicele Gomes; o secretário adjunto da pasta, Herval Kobayashi; o diretor do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), Warles Rodrigues; a representante da secretaria de educação, Márcia Gabriela e a vereadora Luciene Fachinelli (UNIÃO). Também estiveram presentes representantes dos vereadores Túlio Micheli, Alessandra Piagem, Fernando Mendes e Celso Neto. Apesar de serem convidados, os representantes das secretarias de saúde e de desenvolvimento econômico não compareceram.

Em sua fala, a vereadora Camila Jara trouxe a experiência da sua cidade na construção do projeto de renda básica. Como Deputada Federal eleita pelo Mato Grosso do Sul, a parlamentar destacou seus esforços para lutar pelo programa em caráter federal, contribuindo também com ideias para a construção de propostas na cidade de Uberaba.

Durante a apresentação do secretário adjunto de desenvolvimento social, Herval, foi apresentado o projeto "Tá na Mesa", um programa de segurança alimentar e nutricional proposto pela Prefeitura de Uberaba. De acordo com Herval, a ideia é trabalhar de forma transversal e multissetorial com diferentes secretarias municipais, seguindo a competência de cada uma, como na aquisição de alimentos, captação de recursos e a criação de hortas urbanas, por exemplo.

Na oportunidade, a vereadora Rochelle cobrou a presença da Secretaria de Comunicação para a divulgação do programa e questionou sobre uma possível data de implementação do projeto. De acordo com a SEDS, a articulação ainda está sendo feita para que o cronograma seja concluído.

A parlamentar se colocou à disposição para a construção conjunta do projeto e de outras propostas para Uberaba, que vão de encontro aos seus objetivos, tirando as pessoas do ciclo de pobreza e extrema pobreza na cidade. Inclusive, sugeriu a construção de um grupo de trabalho para a realização dessas discussões.

 

Jorn. Júlio Sousa

Assessoria da vereadora Rochelle

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados