
Vereador Ismar Marão é embaixador do Unidos pelo Autismo e destaca a importância da mostra
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU), em parceria com a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda AutismoS) e o grupo Unidos pelo Autismo, promove a 1ª edição da ExpoAutismo. A mostra cultural tem entre outros objetivos enaltecer as potencialidades das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), por meio de manifestações artísticas e culturais realizadas por autistas.
A ExpoAutismo integra o processo de retomada das mostras culturais no Paço Municipal, que está sendo promovido por iniciativa da Mesa Diretora da CMU, e acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, das 13h às 18h, com a proposta central de promoção, por intermédio da arte, de uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com TEA conferindo visibilidade aos diferentes olhares e subjetividades, o que contribui para a sociedade melhor compreender suas perspectivas de mundo.
O vereador Ismar Marão (PSD), que é embaixador do Unidos pelo Autismo, destacou a importância da mostra cultural e frisou que somente a partir de uma profunda transformação social, que estabeleça, por intermédio da empatia, profundos laços de solidariedade, será possível banir preconceitos e pavimentar o caminho para que a necessária inclusão ocorra. O parlamentar também é autor do projeto de Lei 312/23, protocolado na Casa, que pretende incluir a ExpoAutismo no calendário popular de Uberaba.
A vernissage contará com trabalhos produzidos por pessoas com TEA e será inaugurada no Paço Municipal no próximo dia 19, às 13 horas, com a presença de autoridades e personalidades públicas, além da Conselheira Nacional da Onda e vice-presidente do grupo Unidos pelo Autismo, Fernanda Fonseca – idealizadora da ExpoAutismo, que também é idealizadora da mostra. A presidente da Comissão de Revitalização, Cultura e Memória da CMU, Evacira Coraspe, destaca que “será um momento de muita emoção para os artistas e seus familiares aberto para a participação de toda a comunidade uberabense”.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
15/06/2023