Dutra solicita restauração do Cruzeiro do Cachimbo
Foi aprovado na Reunião Ordinária desta quinta-feira (20), requerimento de autoria do vereador Luiz Humberto Dutra (PDT) que solicita a restauração do Cruzeiro do Cachimbo, guardado na Casa dos Conselhos.
Segundo o vereador o Cruzeiro do Cachimbo surgiu em 1865, entre os meses de julho e agosto, quando as tropas do Rio de Janeiro, sob o comando de Manuel Pedro Drago, comandadas pelo Coronel José Antônio da Fonseca Galvão, reuniram-se em Uberaba, a fim de constituir um corpo expedicionário para a invasão do Paraguai.
Dutra ressaltou que, segundo relato de Visconde de Taunay, participante da expedição, os comandantes e oficiais ocuparam as salas e cômodos da Câmara Municipal, enquanto as tropas acamparam no lugar conhecido na época como Cachimbo, onde hoje fica o bairro Fabrício. "O cruzeiro foi construído neste local para a missa dos expedicionários. Foi confeccionado em madeira aroeira, medindo cerca de cinco metros de altura, encimado por galo em chapa de ferro e fixado sobre base de pedras tapiocanga", informou.
Luiz Dutra solicitou ainda, que a administração municipal fizesse um estudo, de acordo com a legislação específica, para proceder ao tombamento histórico da casa dos pais da Presidenta Dilma Rousseff, situada à Rua Vigário Silva, nº 466 (antigo nº 90), localizada no centro da cidade. "Esse bem de valor histórico, haja vista que a cidade faz parte da história da primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da República Federativa do Brasil", destacou o vereador.
Comenda da Paz Chico Xavier - O Plenário da Câmara aprovou o requerimento de autoria do vereador Luiz Dutra, assinado por todos os parlamentares da Casa, solicitando ao Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Diniz Pinheiro, que mantenha a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier em Uberaba.
Dutra ressaltou que a Comenda foi instituída pelo então Deputado Federal, Paulo Piau, atualmente Prefeito de Uberaba, a fim de homenagear o maior líder espírita Chico Xavier, que escolheu esta cidade para viver e tornar a Doutrina Espírita mundialmente conhecida e respeitada. Fato que, segundo o vereador, justifica a permanência da Comenda em Uberaba. "Para contemplar a cidade de Pedro Leopoldo, o município de lá poderia criar outra homenagem que também enaltecesse a memória de Chico Xavier", sugeriu Luiz Dutra.
Segundo o vereador, a proposta do deputado Fabio Cherem, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, "que não quer dizer que já é fato consumado, os deputados ainda precisam aprovar o projeto apresentado por Fábio Cherem", esclareceu.