Edmilson quer crematório para animais de estimação
O vereador Edmilson Ferreira de Paula (PRTB) encaminhou requerimento ao prefeito Paulo Piau, solicitando efetuar uma parceria público-privada para a criação de crematório para animais de estimação. O objetivo é de atender Uberaba e região, a fim de suprir a necessidade que os municípios e o meio ambiente enfrentam em relação ao destino final dos animais quando falecem.
Segundo Edmilson é preciso fazer alguma coisa com relação ao destino dos restos mortais dos animais, cuja demanda aumentou muito nos últimos anos. "O morador quer dar um fim decente para o animal doméstico que sempre cuidou. Além disso, trata-se de uma destinação ambientalmente correta para todos", justifica.
Para o parlamentar, o crematório é uma alternativa ao destino dos corpos dos animais, uma vez que, após o óbito, muitas vezes são encaminhados ao aterro sanitário ou em terrenos baldios. Ressaltou que, mesmo quando são enterrados há o risco de contaminação do lençol freático, em decorrência do necrochorume oriundo do corpo. Disse ainda que existe o risco de exumação por outros animais (roedores ou carniceiros de maior porte), e a conseqüente disseminação de doenças transmissíveis ao homem, tais como toxoplasmose, leptospirose, raiva, dentre outras. "Sendo assim, cremá-los pode ser a opção razoável", destacou.
"O referido crematório expressa a difusão de uma nova sensibilidade, de uma nova postura na relação da humanidade com os animais domésticos que com ela convivem", finalizou.