Kaká elogia ação da PM após assalto e vereadores voltam a falar de segurança pública

09/06/2014 00:00

A ação da Polícia Militar, que prendeu três assaltantes do Mac Donald’s no início da madrugada de hoje (9), foi alvo de comentários por parte do vereador Edcarlo dos Santos – Kaká Se Liga (PSL). Durante a reunião ordinária, o parlamentar contou que a lanchonete situada no Shopping Uberaba foi assaltada por volta das 23 horas de domingo.

Três homens armados roubaram R$ 5,5 mil do caixa e durante a fuga chegaram a disparar dois tiros na direção de um segurança, que não foi atingido. A PM chegou ao local em seguida e ao analisar as imagens captadas pelas câmeras de segurança, um dos responsáveis pelo assalto acabou sendo identificado.

Foram presos H.A., 18 anos, J.C.S.L., 21 anos, L.H.S., 24 anos, e P.H.B., 30 anos.Com eles foram encontradas duas armas de fogo, inclusive revólver roubado de um segurança do Wal Mart durante outro assalto.

Kaká destacou o bom trabalho realizado pelos policiais militares que conseguiram prender os autores. O vereador também destacou que a segurança pública está sendo muito criticada, e com razão, mas existem ocasiões em que é preciso também elogiar.

De acordo com Kaká, ele sente que o ocorrido pode der uma "luz no fim do túnel",pois "a sociedade está cansada de bandido e de ficar a mercê da violência".

O vereador Luiz Dutra (SD) concordou que é preciso reconhecer os bons trabalhos realizados e voltou a afirmar que "polícia é polícia e bandido é bandido", e que "é inadmissível haver policiais envolvidos com o crime", referindo-se a prisão de um militar na semana passada durante operação desenvolvida pela Polícia Civil.

Para Dutra, quando a polícia quer, mesmo com pouco efetivo, é possível desenvolver um trabalho bom e com resultados. O representante da CMU lembrou que os bandidos estão agindo em quadrilhas, com quatro, cinco assaltantes, o que deixa qualquer tipo de reação mais perigosa. "Hoje em dia é raro uma família que não tem um caso para contar de assalto", afirmou o vereador, que acrescentou "é uma barbárie o que está acontecendo no nosso município".

O vereador Paulo César Soares - China (SD) também se manifestou. Segundo ele, a sociedade está desesperada, "a situação está extremamente complicada, é preciso fazer alguma coisa, o que não pode é um cidadão honesto ficar dentro de casa com medo de sair até para buscar o pão de cada dia", afirmou.

Para Kaká, todo investimento que o Estado fizer em nome da segurança pública ainda é pouco, destacando que enquanto alguns trabalham para ter uma renda digna, têm outros trabalhando para praticar assalto, sequestros e outros crimes.

"As famílias precisam se unir, instalar equipamentos de segurança, porque senão não vamos dar conta desta bandidagem", disse Kaká.

O presidente do Legislativo, vereador Elmar Goulart (SD) defendeu que os vereadores, em parceria com outras Câmaras Municipais, iniciem um movimento para cobrar mudanças da Câmara dos Deputados e do Senado. Ele ainda apontou a necessidade urgente de modificar a Lei de Execuções Penais, enquanto Dutra destacou a necessidade de fazer mudanças também do Código Penal Brasileiro.Elmar Goulart finalizou dizendo que "a hora é agora, pois este ano tem eleição".

O último a falar foi o vereador Marcelo Machado Borges – (DEM). Segundo ele, o Código Penal é a maior vergonha que já viu até hoje. "É falta de criar vergonha na cara, pois está para ser votado há tempos", criticou.

Borjão comentou que ele mesmo já mandou ao Senado Federal um ofício assinado por todos os vereadores, pedindo a votação do CP o mais rápido possível, mas nada foi feito ainda. De acordo com o vereador, "está precisando juntar vários ônibus ir para Brasília cobrar uma atitude dos deputados e senadores".