A Câmara Municipal aprovou mais dois projetos que autorizam prestar homenagens com nomes em logradouros públicos da cidade. A primeira proposta partiu do vereador Samuel Pereira, tendo como homenageado Josino Benedito de Souza, cujo nome poderá ser utilizado em praça, rua ou avenida do Município.
Josino nasceu no dia 11 fevereiro de 1960, na cidade de Papagaios/MG. Filho de Cristóvão de Souza Guimarães e Rosa Batista de Souza, mudou-se para Campo Florido/MG ainda criança, sendo o mais velho de uma família de sete irmãos, composta por três homens e quatro mulheres.
Ele mudou-se para Uberaba e casou-se com Neide Rosalina da Costa Souza em 1989, posteriormente teve duas filhas, Juliana Aparecida de Souza e Ana Julia Costa. Foi integrante da igreja pentecostal Chegada de Cristo e Cura Divina pelo período de 20 anos, até o dia de sua morte.
Seu falecimento ocorreu em 13 de julho de 2019, aos 59 anos, vítima de um bloqueio cardíaco, que provocou um infarto.
O outro projeto foi apresentado pelo presidente Ismar Marão, tendo como homenageado Hélio Pereira de Almeida. Natural de Cruzeiro. da Fortaleza/MG, mudou-se para Uberaba em 1961, aos 15 anos. Trabalhou no Empório São Geraldo e posteriormente no Armazém São Geraldo. Em 1973, em parceria com o irmão Lourival, fundaram o Supermercado Imperador no bairro Fabrício, além de outras filiais nos bairros Guanabara e Cassio Resende
Em 1987 mudou-se para Brasília, onde fundou o Rei do Pão de Queijo, o qual funciona até os dias atuais. Em 1991 retornou para Uberaba, onde inaugurou o primeiro restaurante a quilo da cidade, o Restaurante Balão, e quatro anos depois foi a primeira sorveteria a quilo, a Sorveteria Balão.
O restaurante e marca Balão funcionaram durante 21 anos consecutivos
Hélio Pereira teve dois filhos de dois casamentos. “Infelizmente o senhor Hélio faleceu em 2016, após uma longa batalha contra o câncer, mas deixou para Uberaba e sua geração seus exemplos de empreendedorismo e trabalho”, finalizou Marão.
Retirados – Dois projetos que estavam na pauta de segunda-feira (14) não foram votados. O Projeto de Lei número 257/2021, assinado pelo vereador Marcos Jammal, foi arquivado pelo autor. Ele tratava da autorização de doação dos produtos apreendidos que especifica a instituições filantrópicas e de caridade no âmbito do Município de Uberaba.
Já o Projeto de Lei número 468/2021, de autoria do vereador Almir Silva, foi sobrestado a pedido do vereador Luizinho Kanecão. O PL institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
15/02/2022