A convite do vereador Alan Carlos da Silva (PEN), o Assessor de Relações Institucionais da ABCZ, João Gilberto Bento, junto com o Assessor Especial, Carlos Alberto Pereira, participaram da reunião ordinária de quinta-feira (06) para falar sobre a programação da 83ª Expozebu.
Alan salientou a importância do retorno dos shows artísticos, e ressaltou que durante a Expozebu inúmeros projetos são desenvolvidos na feira, ações que trazem reconhecimento internacional a ABCZ. Por isso, achou importante a presença dos assessores para informar alguns desses projetos.
Bento iniciou justificando a ausência do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que está em viagem institucional convidando autoridades de outros estados para participar da abertura e dos eventos da Expozebu deste ano. Informou que está agendada para a próxima semana uma reunião com o Presidente da República, Michel Temer, especifica para convidá-lo para a cerimônia de abertura da feira. Disse que o governador Fernando Pimentel confirmou sua presença, assim como diversos outros governadores do país.
Destacou que a grande novidade deste ano é a volta dos shows artísticos, que para ele é o retorno de uma tradição. As atrações acontecerão no estacionamento do Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, que comporta em torno de 13 mil pessoas. Bento fez questão de ressaltar que, de acordo com reunião realizada com o Ministério Público, o horário dos shows será obedecido rigorosamente. Quanto à segurança do público, disse que a Polícia Militar está mobilizada e que cerca de 200 policiais de Uberaba e de outras cidades, foram designados para os dias dos shows.
Acrescentou que as atrações regionais serão comandadas pela Fundação Cultural de Uberaba e acontecerão num palco menor, próximo ao Museu do Zebu. “Estamos levando a concha acústica para dentro do parque”, informou.
Entre as muitas ações que acontecerão durante a Expozebu, no período de 30 de abril a 07 de maio, Bento destacou outra novidade para este ano, que é à entrada de equinos. Para ele, esta modalidade irá trazer um novo público para a feira e que cerca de 300 animais participarão das provas equestres. Quanto aos visitantes de países estrangeiros, disse que a perspectiva é de que este ano a feira receba cerca de 30 a 35 países.
Sobre a Estância Orestes Prata Tibery Jr, onde acontecerá a Expodinâmica, ressaltou que é a primeira Unidade de Referência Tecnológica do Triângulo Mineiro e funciona para o lançamento de grandes cultivares tanto na área agrícola como na pecuária. Informou que a Expodinâmica deste ano não será como nos últimos quatro anos, mas contará com a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lançando novas cultivares. Para ele esta é uma grande oportunidade para trazer uma unidade da Embrapa para Uberaba.
Carlos Alberto falou das obras realizadas no Parque Fernando Costa, como a restauração da fachada do parque; construção de um restaurante mais popular, que ficará aberto durante todo o ano; dormitório para 330 peões, considerado pelo Ministério do Trabalho da cidade como o melhor dormitório no Brasil para esta modalidade de evento. Foi criado também, um espaço de lazer destinado aos funcionários da ABCZ e a comunidade da cidade. Informou que na abertura da Expozebu – 29/04 – as crianças poderão brincar nos brinquedos do parque de diversão, gratuitamente, até as 16h.
Bento acrescentou que mais de mil árvores foram plantadas no parque.
O vereador Ismar Vicente dos Santos “Ismar Marão” (PSD), salientou que a ABCZ não tem noção do impacto positivo que causou junto à população uberabense com o retorno dos shows. Disse também, que assim como nos anos anteriores, a Polícia Civil estará presente na Expozebu.
Almir Silva (PR) ressaltou o trabalho competente que o Presidente da ABCZ já demonstrou neste curto espaço de tempo e que o fato de devolver a oportunidade do público frequentar o parque, é visível que a diretoria da instituição tem foco.
O vereador Rubério Santos (PMDB) questionou se a intenção é voltar a Expozebu de antigamente. Carlos Alberto, disse que o compromisso do presidente Arnaldo é fazer com que as famílias de Uberaba voltem a visitar o Parque Fernando Costa. “A organização e programação do evento já demonstra isso”, enfatizou.
Finalizando, o vereador Alan Carlos indagou como o setor da pecuária tem reagido diante da operação da polícia federal “Carne Franca” e se causará impacto na Expozebu. Para João Gilberto não haverá impacto negativo nos negócios que serão efetuados durante a feira. Segundo ele, a imprensa precipitou nas informações. Quanto às investigações feitas pela PF, disse que na sua visão, ficou a desejar. “Num país com diversos frigoríficos, é estranho apenas dois serem investigados”, expôs.
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação Social
06/04/2017