Balanço das casas próprias é cobrado após 13 meses do Governo Elisa

28/01/2022 17:24

Compartilhar

Um dos maiores idealistas por casas populares para a comunidade carente de Uberaba – com mais de 90 ações judiciais neste sentido – o vereador Paulo César Soares (PMN), o China, está cobrando da COHAGRA, um balanço de 13 meses de gestão, e o que a instituição avançou neste período.

Uberaba vive hoje grande déficit habitacional, com muitas pessoas carentes vivendo de forma precária, debaixo de mangueiras e até pontes. “Quero saber o que a gestão Elisa Araújo conseguiu nestes 13 meses. Agora que é hora da administração mostrar que é competente, porque quando existia o programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, com grandes recursos, era fácil e qualquer um construía casas. A COHAGRA apenas indicava quem iria receber a casa, com recursos federais”, observou China.

Lembrando que o vereador age por casas populares mesmo antes de assumir na Câmara Municipal de Uberaba. Antes de voltar ao Legislativo, que aconteceu em janeiro de 2021, China já movia ações judiciais contra a COHAGRA para que famílias com doentes, e mães solteiras com filhos menores, tivessem prioridade nos atendimentos, e preferência nas casas próprias.

“No Governo Lula, era fácil. Os recursos vinham para a construção de casas, e agora acabou. Por isso, mais do que nunca, é preciso competência para ser criativo, e criar mecanismos para construir casas populares. E parece que isto não está acontecendo em Uberaba”, pontuou.

 

Em regresso ao ‘INPS 1980’, atendimento em UBS gera filas na madrugada por fichas, sem a mínima estrutura

 

Lembrando a década de 80, do extinto INPS, quando as pessoas tinham que “dormir” em filas para poder pegar ficha para serem atendidas na Saúde Pública, o setor em Uberaba, pasmem, 40 anos depois repetem este absurdo. O vereador Paulo César Soares (PMN), o China, se assustou ao receber reclamações do que vem acontecendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Cristóvão e em tantas outras. “Inacreditável o que vem acontecendo naquela unidade de Saúde, parece que voltamos 40 anos no tempo. As pessoas são obrigadas a chegar 3h30 da madrugada para poder pegar ficha a partir das 6h30 para serem atendidas por possibilidade de estar com covid”, informou o vereador. China ainda ficou mais assustado ao saber que as pessoas ficam nas filas sem a mínima estrutura. “Idosos, crianças, pessoas doentes, todos sem nem banheiro para ir. No mínimo, e com urgência, precisa instalar banheiros químicos para quem está na fila”, defendeu. Para o parlamentar, a Secretaria Municipal de Saúde precisa fazer um estudo na UBS para acabar com essas filas, e facilitar o atendimento a todos; “É o mínimo, que a Prefeitura de Uberaba pode fazer nesta pandemia”, cravou.

 

Promessa de campanha, melhoria nas UPAs não acontece, e revela continuísmo

 

Treze meses passados da atual administração municipal, e uma das maiores esperanças dos eleitores, ao votarem em Elisa Araújo, era a melhoria no atendimento da Saúde, mais especificamente nas UPAs, e isso não aconteceu. O vereador Paulo César Soares (PMN), o China, foi presidente da CEI das UPAs, e chegou a solicitar que a prefeita rompesse o contrato de terceirização das UPAs com a FUNEPU, mas não foi atendido pelo Poder Executivo. China apontou inúmeros problemas e irregularidades, mas Elisa Araújo preferiu manter a terceirizada, e as broncas dos contribuintes com o mal atendimento. “A prefeita, que tem o poder da caneta, infelizmente, não teve a coragem de mudar, como deveria. A população a elegeu, entre outros motivos, pelo péssimo atendimento da Saúde no governo passado, mas nada mudou”, observou o vereador. Na opinião de China, a prefeita teve a grande oportunidade de romper tal contrato coma FUNEPU quando a CEI apresentou o relatório comprovando irregularidades na gestão passada (2016-2020), mas não o fez. “Na verdade, o Município deveria era reassumir o serviço, e não terceirizar. Contudo, a prefeita, assim como o anterior, prefere transferir responsabilidades e colocar a culpa na pandemia, ao invés de assumir a responsabilidade”, lamentou.

 

Assessoria do Vereador

Uberaba, 28/01/2022

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados