Borjão articula ônibus adaptado para ADEFU

22/02/2013 00:00

Borjão articula ônibus adaptado para ADEFU
A carência de transporte especial da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU) levou o vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM) à sede da entidade na tarde de hoje (21). Para atender a demanda, são necessários dois ônibus adaptados, sendo que um deles já está garantido através de ação do parlamentar. Ele agora busca alternativas para conquistar o outro veículo junto à Câmara Municipal. Para isso, convidou o presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (PSL), para participar de reunião junto a representantes da instituição.
De acordo com a coordenadora de Esportes, Janaína Pessato Jerônimo, a Associação atende, atualmente, 167 pessoas por dia. Desse número, em média 85 pacientes possuem mobilidade extremamente reduzida, ou seja, não são capazes de se locomover até o ponto de ônibus. "São essas pessoas que queremos beneficiar com o nosso pedido. É preciso que o transporte seja feito da porta de suas casas até a ADEFU. Ainda com dois ônibus, cada um deles terá de fazer mais de uma viagem", explicou.
O vereador, que buscou os recursos para a compra do primeiro ônibus junto à empresa Caeté, através da Lei de Incentivo ao Esporte, e articulou posterior convênio com a Líder, estuda a possibilidade de estabelecer parceria entre a Câmara Municipal e a Associação, no que tange à aquisição do segundo veículo. Conforme explicou o presidente Elmar Goulart, diante a legitimidade do pedido, serão verificados a viabilidade jurídica e instrumentos para o atendimento à demanda. "Nada mais justo que devolver à população o que é da população. Ainda que não consigamos atender aos anseios da ADEFU na integralidade, vamos nos empenhar o máximo possível", destacou.
A presidente da Associação, Ercileide Laurinda da Silva, agradeceu o empenho dos parlamentares e reforçou a necessidade do Poder Público em manter suas atenções voltadas para a entidade. "Quando precisei, fui muito bem acolhida. Essas pessoas que estão aqui também precisam desse acolhimento". Ao concordar com a dirigente, Borjão destacou a importância e representatividade da instituição além das fronteiras de Uberaba. "A Associação merece ser valorizada e reconhecida. Atletas de alto nível são formados aqui. Em 2004, por exemplo, um atleta daqui participou das Paraolimpíadas da China. Isso eleva, até mesmo, o nome de nosso município", reforçou.