Borjão retoma projeto para campanha permanente contra a meningite
Diante das notícias do aumento de casos de meningite em Uberaba, o vereador Marcelo Machado Borges – Borjão retoma projeto protocolado desde o ano passado no Legislativo de Uberaba. O PROJETO DE LEI Nº 173/2010 deverá voltar à pauta nos próximos dias. A matéria dispõe sobre a Instituição da Campanha Permanente de Orientação e Prevenção da Meningite à população em geral, e em especial aos estudantes, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino no âmbito do Município de Uberaba, incluindo-se os CEMEIS, e dá outras providências.
Para o vereador é fundamental que constantemente a população seja informada sobre os riscos da doença, formas de prevenção e a perceber os sintomas para que os doentes sejam encaminhados a tempo de salvar suas vidas. A Campanha visa principalmente conscientizar estudantes , professores, monitores e demais funcionários da rede municipal de ensino de Uberaba, incluindo-se os CEMEIS. Isso para evitar que aconteçam casos como recentemente. Os sintomas da meningite podem ser facilmente confundidos com doenças de menor gravidade, torna –se imprescindível que a população seja constantemente conscientizada sobre a periculosidade da doença e a prevenção da mesma.
Borjão quer que o Executivo regulamente em 60 dias a matéria, já que a região de Uberaba faz parte da região acometida pela doença. No ano passado, conforme informações da Secretaria de Saúde foram confirmados 18 casos.
A meningite é a inflamação das (meninges), membranas que envolvem o cérebro. Trata –se de uma doença infecciosa aguda que pode ser causada por vírus, bactérias (meningococos, haemophilus, pneumococos, dentre as mais comuns) e outros microorganismos.