Borjão se reúne com cerca de 70 agentes comunitários
O vereador Marcelo Machado Borges - Borjão, presidente da Comissão Permanente de Assistência ao Servidor da Câmara Municipal, esteve reunido com cerca de 70 agentes comunitários de saúde na manhã desta quinta-feira, em companhia do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Luís Carlos dos Santos. As reivindicações vão desde o adicional de insalubridade, até o reajuste salarial, passando também por gratificação por desempenho das funções.
Uma comissão foi formada para fazer o levantamento de todas as necessidades da categoria. O vereador Borjão vai agendar reunião com o secretário de Saúde, Fahim Sawan nos próximos dias para tratar da pauta. Aliás, o vereador é autor de requerimento 414 que solicita insalubridade para aqueles que trabalham na receptação das UPAs, UBSs e PSFs datado de janeiro de 2013. Agora ele vai reiterar o pedido para todos os que atuam nessas unidades e que têm contato com os pacientes.
Borjão também já cobrou a realização de concurso para a Saúde até 31 de dezembro, que irá contemplar também o pessoal do PSF e foi compromisso da administração com o Ministério Público. Nesse edital o vereador pretende incluir os agentes de saúde e de endemias.
Outra luta abraçada pelo vereador é quanto ao reajuste do salário recebido pelos agentes comunitários e agentes de endemias no município, tendo em vista que desde fevereiro passado está em vigor a Portaria 260/13 do Ministério da Saúde que reajustou o incentivo de custeio referente aos Agente Comunitário de Saúde de R$ 871,00 para R$ 950,00 por ACS a cada mês por parte do Governo Federal. Isso representa 9% a mais nessa verba. No entanto, esse valor até o momento não foi repassado aos profissionais da área em nenhuma das equipes do PSF.
"Vamos buscar todos os meios de contemplar esses valorosos profissionais que são a base da Estratégia de Saúde da Família. Sei que os recursos e a legislação são federais, porém o município também tem um papel muito importante, afinal são servidores municipais", disse Borjão
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Marcelo Machado Borges Borjão