Os próximos dois meses serão dedicados à Campanha do Agasalho Pet em Uberaba, que pretende arrecadar materiais para garantir o bem estar dos cães durante o inverno. A intenção é de proporcionar um pouco de proteção e conforto, que os animais tanto precisam.
Mesmo com o trabalho incansável dos protetores, são milhares de animais abandonados pelas ruas, sem contar aqueles que se encontram nos abrigos. E com a aproximação do inverno aumenta ainda mais a preocupação, pois, assim como os serem humanos, eles precisam de cuidados, já que sofrem por ficarem expostos ao frio.
A campanha foi lançada no dia 1º de maio e termina no dia 31 de julho. Entre os materiais que podem ser doados, estão panos velhos ou qualquer roupa usada, os quais serão transformados em agasalhos, para vestir e proteger os pets do frio, assim como cobertores, toalhas, lençóis, ou até mesmo roupinhas já prontas.
Envolvidos na causa animal, aproveitam a campanha para alertar também sobre a importância de manter a vacinação em dia, pois as doenças virais são as mais comuns durante o tempo frio e seco, e costumam ser causadas por vírus, como a parvovirose e a cinomose canina.
Outra orientação aos tutores de cães e gatos, é para que não deixem os animais expostos às correntes de vento, sendo o ideal é que durante à noite eles fiquem em ambientes aquecidos, como o interior da casa ou um cômodo fechado, com o ambiente limpo e arejado. Já para quem cuida de animais comunitários, a campanha também serve para lembrar que ações simples, como colocar na porta de casa uma caixa de papelão forrada com jornais, que ajuda o animal a se proteger do frio.
Cão e Gato Comunitário - Disponibilizar vasilhas de água e com comida também matam a sede a fome dos animais de rua. Lembrando que existe uma Lei Municipal (número 12.522/2016), que instituiu o “Projeto Cão e Gato Comunitário. Diz o Artigo 2º que “é assegurado a qualquer cidadão o direito de fornecer, nos espaços públicos, na forma e na quantidade adequadas ao bem-estar animal, abrigo (casinha), alimento e água potável aos cães e gatos comunitários. A Lei diz, ainda, que “é vedado a particular e a agente do poder público impedir o exercício do direito previsto no caput, sendo o impedimento denunciável às autoridades responsáveis, para verificação da ocorrência de maus-tratos”.
Além disso, é permitido o fornecimento de alimento e água aos cães e gatos comunitários, desde que respeitada a distância de 150 metros da porta dos estabelecimentos de serviço de saúde como hospitais, postos, unidades, ambulatórios e clínicas que exerçam atividades de diagnóstico e tratamento.
Pontos de coleta da campanha:
OAB Uberaba - avenida Maranhão, 1460 - Santa Maria;
Atacadão Pet - Rua Juiz de Fora, 1106 - São Benedito;
Pet Shop 3P - Rua Medalha Milagrosa, 429 – São Sebastião;
Hortas e Quintais - Praça Manoel Terra, 402 - Centro;
Farmácia Cardoso - Praça Carlos Gomes, 308 - Estados Unidos;
Hospital Veterinário Animais e Cia - Rua Medalha Milagrosa, 469 - São Sebastião;
Hospital Veterinário de Uberaba - avenida Tutunas, 720 - Vila Celeste;
Rações e Pesca Freitas - avenida Prudente de Morais, 1036 - Abadia;
Agropet GM - Rua Menino José de Almeida, 860 - Boa Vista;
Agropet GM - Rua João Pinheiro, 2445 - Boa Vista;
CDA Centro Diagnóstico Animal - Rua Floriano Peixoto, 195 - Centro;
SIP Supermercado - Rua Castro Alves, 177 - Abadia;
Toca do Lobo - Rua Conceição das Alagoas, 588 - São Benedito;
Telecasa Imobiliária - Rua dr. Hildebrando Pontes, 278 – Mercês;
Câmara Municipal de Uberaba, Praça Rui Barbosa, 250, Centro.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
31/05/2023