Projeto de autoria do vereador Alan Carlos (Patri) que altera Lei Municipal e institui no Calendário Popular a “Semana do Coração”, foi aprovado pela Câmara, na manhã desta quarta-feira (4). Com a aprovação da proposição, ficou definido, também, que a campanha para a conscientização acerca dos riscos e prevenção às doenças cardíacas será realizada, anualmente, na semana do dia 29 de setembro.
Durante a leitura do projeto, Alan justificou que o objetivo é alertar a população sobre a gravidade das doenças cardíacas. “Muitas pessoas morrem em decorrência das patologias que afetam o coração. Essa campanha visa a fortalecer os projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde no sentido de instituir práticas que possam minimizar e prevenir o agravamento dessas doenças cardíacas”, ressaltou.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, cerca de 15 milhões de pessoas perdem a vida em decorrência de problemas cardíacos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), somente no Brasil, uma pessoa morre do coração a cada 2 minutos, ou seja, 300.000 óbitos por ano.
Jair Neto
Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 04/09/2019