Foi aprovado ontem (24), no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, Projeto de Lei que cria o “Agosto Cinza” como mês de conscientização e combate aos incêndios e queimadas no Município. A votação da proposta apresentaa pela vereadora Luciene Fachinelli aconteceu na última reunião ordinária do mês de agosto.
O projeto havia sido retirado da pautaem reunião anterior por conter artigos que o tornavam inconstitucional, problema que foi sanado com a aprovação de algumas emendas de autoria do vereador Celso Neto e da própria autora do PL.
O tenente Kaio Damaceno Silva, representou o 8º Batalhão de Bombeiros Militar. Ele destacou a importância da iniciativa de incluir o Agosto Cinza no calendário popular da cidade. Para o militar, é um caso de saúde pública, que pode ser combatido em várias frentes, mas defendeu que trabalhar a prevenção é a quer tem o melhor custo-benefício, assim como a educação.
O principal objetivo é reforçar a importância da conscientização da população e auxiliar na concretização das ações instituídas pelo Código Municipal de Meio Ambiente, especialmente as ações que tenham por finalidade o combate a incêndios e queimadas no território urbano e rural do Município.
Caberá ao Executivo ter a iniciativa de desenvolver ações, como a promoção de palestras, seminários, campanhas educativas e outras atividades ligadas ao tema. A vereadora Luciene Faquinelli, que tem um filho na corporação, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos bombeiros na sociedade e agradeceu pelo apoio dos colegas.
O Projeto de Lei foi aprovado com 19 votos.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
25/08/202