Câmara começa ano cultural com arte do bordado

25/01/2024 17:20

O artesanato local, por meio das chiteiras do Grupo Flor de Chita, inaugura o calendário cultural de 2024, no Paço Municipal Major Eustáquio, na Praça Rui Barbosa, centro, dia 31 próximo (quarta-feira), das 14h às 17h30.

Além do bordado em si, o grupo de mulheres pretende refletir com os convidados e autoridades a excelência dessa prática artística, que precisa ser repassada para novas gerações alheias às manualidades e mais dedicadas à  tecnologia.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Mendes, é importante oferecer o espaço público da Câmara para que todos possam ver o potencial do artesanato uberabense. “Vários grupos de mulheres atuam na cidade com variados tipos de bordados. São mãos que promovem o bem-estar, a arte e melhoram a renda familiar”. Ele lembra ser o evento da Câmara Municipal, assim vereadores estarão presentes para acolher o público e inclusive receberem reinvindicações do setor.

A Comissão de Cultura e Memória da Casa, responsável pela organização da tarde Cultural, inclui outras vertentes da arte como exposição de peças bordadas, considerações sobre a saúde mental e a arte como terapia dentro do conteúdo do Janeiro Branco e, ainda demonstrar ser o artesanato um potencial negócio, que agrega valor ao turismo e precisa ser visto com profissionalismo e políticas públicas.

A Tarde Cultural é aberta ao público em geral e não precisa de inscrição.

Jornalista Evacira Coraspe

Dep. Departamento  Comunicação CMU