A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) discutiu o trabalho realizado pela Liga Uberabense de Futebol (LUF) durante a terceira reunião ordinária de setembro, realizada nesta segunda-feira (11). Roberto Fernandes, presidente da LUF, Ismael de Oliveira, secretário da LUF e comentarista, e o atleta amador Douglas Alex Lino, o Obina, participaram da sessão como convidados dos vereadores Pastor Eloísio Santos e Ismar Marão.
O vereador Pastor Eloísio enalteceu o trabalho realizado pela LUF e também elogiou a inclusão de novos projetos. “Quero parabenizá-los pela seriedade e zelo com a instituição. Quando procurei a LUF para incluir meus projetos, tive que ajustar a documentação dos meninos e me deparei com alguns que não estudavam. Colocamos na escola e, por causa do esporte, já estamos colhendo frutos com isso”, revelou.
Ismael de Oliveira, secretário da LUF, afirmou que, para participar das competições, desde as categorias mais jovens, os atletas precisam ter toda a documentação regularizada e apresentar atestado de saúde. “Um dos documentos necessários para começar na base é a Identidade, e ela demora um mês ou mais para ficar pronta”, pontuou.
Segundo dados de Oliveira, atualmente, a Liga de Uberaba é a segunda maior de Minas Gerais, ficando atrás apenas da Liga de Belo Horizonte.
O Professor Wander, que já havia se posicionado em plenário por um maior orçamento na área do Esporte, voltou a pedir aumento de verba para a pasta, o que também ajudará na formação de futuros cidadãos. “O que o Esporte recebe na cidade de Uberaba é muito pouco, considerando sua importância. Temos que aumentar o repasse para que isso chegue com qualidade até a base, permitindo que a Liga tenha recursos para colaborar com todas as equipes e implementar o futebol feminino”, exemplificou.
O presidente da LUF, Roberto Fernandes, enfatizou que este ano estão em atividade 6.400 atletas amadores, o que resultará na realização de mais de 726 partidas de futebol.
Por fim, os vereadores homenagearam o artilheiro do Campeonato Amador da Série B, Douglas Alex Lino, mais conhecido como Obina, que recebeu um troféu no plenário.
Jornalista Luiz Gustavo Rezende
Dep. Comunicação da CMU
11/09/2023