Câmara promove Tarde Cultura de Bordado na Chita

01/02/2024 15:55

Há quase oito anos o projeto Arte na Chita colore as vidas de mulheres que veem nessa arte, não apenas uma terapia, uma forma de expressar seus talentos, mas, também, uma maneira de empreender e garantir uma fonte de renda. E a Câmara Municipal abriu nesta quarta-feira (31/1) a temporada de exposições artísticas com o Evento Tarde Cultural de Bordado na Câmara. O presidente do Legislativo, vereador Fernando Mendes, destacou que sua gestão se comprometeu com a cultura, a arte e a valorização da história de Uberaba. “Nossa proposta sempre foi levar o Legislativo até o povo e vimos que a melhor forma de integração com a comunidade seria trazer as pessoas para dentro desta Casa!”, ressaltou.

O evento foi marcado pelas apresentações artísticas de Morena Rojas, que recitou e interpretou um poema, e dos casais dançarinos Richard Johnny e Gabryela Araújo, que dançaram bolero, e Fabiana Oliva e Welber Frazão, que dançaram forró.  “É muito importante evidenciar a cultura brasileira e suas expressões artísticas, principalmente dos artistas aqui de Uberaba”, destacou Welber Frazão. Maria Wanda Costa, que é enfermeira aposentada e faz parte do grupo Arte na Chita, falou da valorização que sentiu tendo espaço no Legislativo. “Estou muito feliz! Esse tipo de evento nos dá visibilidade e mostra o respeito pela cultura”, ressalta. A artesã Kálica Morais lembrou como o bordado na chita hoje é muito mais que terapia. “É uma fonte de renda para muitas mulheres. E isso é gratificante”, disse.

Os residentes da Associação Beneficente 8 de setembro, conhecida como asilo Santo Antônio, marcaram presença. Foi sugerida, inclusive , uma tarde de bordado na instituição. Também prestigiaram o evento a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, que representou a prefeita Elisa Araújo. A presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo -FETI, Sônia Manzan, também participou do evento, assim como a segunda vice-presidente da Câmara, vereadora Lucilene Fachinelli.

Jor. Renata Thomazini

Dep. Comunicação da CMU