Câmara terá sistema de protocolo on line

10/06/2013 00:00

Compartilhar

Câmara terá sistema de protocolo on line
Dentro do processo de reforma operacional no setor administrativo da Câmara Municipal e acompanhando o avanço da tecnologia, está em fase de implantação o sistema de protocolo via web das preposições dos vereadores a serem elaboradas pelos Departamentos Legislativo e Parlamentar.
Na tarde desta sexta-feira (07), o departamento de informática da Casa apresentou o programa do Protocolo on line aos Chefes de Gabinete, Assessores Parlamentares, Diretores e funcionários dos departamentos envolvidos no processo de protocolo de preposições. O diretor de informática, Antônio Bessa, informou que "inicialmente o sistema passará por um período experimental, e caso a funcionabilidade tenha êxito, será necessário que o Regimento Interno da Câmara seja alterado para se adequar à nova modalidade de protocolo, e somente assim o sistema proposto poderá ser implantado definitivamente". 
Bessa esclareceu que o processo de instalação do sistema do protocolo on-line será feito em três etapas. A primeira visando à agilidade e economia para a Casa. A segunda será a integração das informações dos setores, extensivo a comunidade uberabense. E por último o acesso às informações full time e on line. "Esta última etapa abrange a instalação de monitores nas mesas dos vereadores, durante as reuniões plenárias, por onde terão acesso às informações e matérias constantes na pauta das reuniões plenárias, para discussão e votação", informou o diretor. Portanto, Antônio Bessa lembra que o sistema só será implantado após a alteração no Regimento Interno.
O presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart, destaca que a intenção é que o protocolo seja implantado definitivamente ainda na sua gestão, lembrando que o sistema vai trazer economia ao Poder Legislativo, sobretudo com papel, tinta e manutenção de impressoras.
O vereador Samuel Pereira, presente na reunião disse que inicialmente a implantação desta nova dinâmica poderá gerar algumas dificuldades, mas que serão sanadas dentro da rotina administrativa. Samuel prestou total apoio a iniciativa do projeto, por entender que irá dar maior transparência e segurança ao trabalho do vereador. 
O vereador Marcelo Machado Borges, parabenizou a Presidência e a equipe de informática da Câmara pela implantação do protocolo on line, argumentando que o sistema irá facilitar e melhorar ainda mais o trabalho dos gabinetes.
O chefe de Gabinete do Vereador Samir Cecílio, Paulo Fernando, disse ser uma iniciativa louvável, pois o serviço administrativo da Casa ganhará mais agilidade e economia. "É importante este laboratório, este treinamento inicial. Os departamentos envolvidos podem contar com o gabinete do vereador, para maior fluidez do sistema ora implantado e, consequentemente, o seu sucesso".
Já o diretor do Departamento Legislativo da Casa, responsável pela elaboração dos projetos dos vereadores, Bruno Mateus, salienta que além do aspecto econômico e da necessidade do serviço público se adequar a modernidade tecnológica, o protocolo on line irá agilizar na elaboração e tramitação dos projetos propostos pelos parlamentares. Disse também que o sistema irá oferecer um controle mais seguro, no sentido de evitar a duplicidade de autoria.
O Departamento Parlamentar é o setor que será mais beneficiado com o protocolo on line, garante a diretora Nilva Pagani. Segundo ela hoje a grande parte dos requerimentos e indicações que chegam ao Departamento Parlamentar vem faltando informações. "Até que os dados sejam buscados e dúvidas sanadas a preposição do vereador fica parada. Enquanto que com a implantação do protocolo on line haverá um feedback no momento do recebimento da solicitação do vereador. Assim, ganharemos tempo e, consequentemente, o trabalho do departamento terá maior qualidade e fluidez", justifica Nilva Pagani.
O Diretor Geral da Casa, Paulo Martinelli, disse que a proposta do protocolo on line surgiu em razão da demanda de requerimentos, indicações e projetos protocolados nos departamentos. E o sistema que a Casa está propondo dará maior confiabilidade ao serviço prestado aos parlamentares, bem como a população de Uberaba, que conta com transparência, seriedade e agilidade das propostas dos vereadores. 
Martinelli garante que, com a implantação do protocolo on line, a Câmara terá uma economia de, aproximadamente, 59% de material de escritório (papel e tinta de impressora) gastos na elaboração de requisições feitas nos gabinetes. "Desta forma irá gerar uma boa economia no orçamento da Casa", finaliza o Diretor Geral da Câmara. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados