Canal Câmara Digital - Uberaba é a primeira de Minas Gerais

Canal Câmara Digital

Uberaba é a primeira de Minas Gerais
A cidade é a primeira do Estado a integrar a Rede Legislativa de TV Digital
Com a conquista da TV Digital, Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a integrar a Rede Legislativa de TV Digital, de âmbito nacional, em parceria com a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Minas. Trata-se do Canal Câmara (canal 61), que teve sua primeira transmissão, ao vivo, em caráter experimental, na manhã de hoje (21). Os diretores de Comunicação da TV Câmara Federal, Frederico Schimidt, e da TV Assembleia, Rodrigo Lucena, bem como a secretária de Comunicação da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro, prestigiaram a inauguração do novo modelo, pleiteado e articulado pelo diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Uberaba, Denis Silva, e presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Dutra (PDT).
Segundo Silva, o Canal Câmara vai possibilitar a democratização da informação, levando, ao mesmo tempo, educação e cultura à população. "É um momento histórico. Trata-se da realização de um sonho. Ainda me lembro quando, em 2004, eu e o então presidente, Rodolfo Cecílio, passávamos horas tentando criar um embrião que, depois, deu origem ao TV Câmara. Hoje, comemoramos mais um avanço, mas reconhecemos que muito ainda deverá ser feito", salientou, agradecendo ao presidente Dutra por ter abraçado o projeto e destinado recursos que totalizaram quase R$ 1 milhão para concretização da proposta.
Para Sueli, é importante que o Canal Câmara passe a fazer parte do cotidiano da população. Através da difusão das ações do Legislativo, a comunidade tem condições de participar da elaboração de propostas que vão ao encontro de suas necessidades. "A TV Digital será de acesso geral, gratuito, todos devem participar", defendeu. Neste sentido, Rodrigo Lucena completou que se trata de um modelo econômico, democrático e que, talvez, seja o mais bem-sucedido em muitos anos. "Há cerca de um ano e meio recebemos o presidente Dutra e o Denis na TV Assembleia interessados na implantação da TV Digital. Expliquei que muito precisaria ser feito, mas naquele dia percebi que havia muita vontade em concretizar o projeto. E hoje estamos vendo os resultados aparecerem", destacou.
Na ocasião, o diretor da TV Câmara Federal, Frederico Schimidt, ressaltou os avanços, mas também ponderou sobre ações que devem vir no bojo da implantação do Canal Câmara. Para ele, em um futuro próximo, a Rede vai possibilitar que os legislativos municipais comuniquem-se com os parlamentos estaduais e federais. "Essa Rede vai se tornar a maior Rede de TV Digital do Brasil. Mas, mais do que transmitir, precisamos fazer com que o cidadão participe", salientou. Presidente Dutra destacou o trabalho conjunto com a ALMG e Câmara dos Deputados que viabilizará informação de qualidade e com qualidade à comunidade. "Essa ação nos possibilita aproximar ainda mais o Legislativo das pessoas, sempre nos pautando pela transparência. Quando olhamos firme para o horizonte e lá chegamos, outros horizontes vão surgir. É com essa filosofia que continuaremos a trabalhar para bem servir a nossa cidade".
Durante a cerimônia, Rodrigo Lucena, Sueli Navarro e a gerente do Comitê Gestor da TV Digital da Câmara dos Deputados, Evelin Maciel Brisolla - representada pelo sobrinho -, foram homenageados com Título de Cidadania Uberabense pelas articulações para implantação do modelo que começou a ser delineado há pouco menos de dois anos. Já o diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Uberaba, Denis Silva, foi agraciado pela sua equipe de trabalho em reconhecimento "à força e idealismo empreendidos na conquista da TV Digital".
O sistema de transmissão digital da Rede de TVs Legislativas comporta quatro canais em um mesmo sinal, abrangendo programação da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e, futuramente, do Senado Federal. Em breve, deverá entrar em funcionamento de forma definitiva.