Cartafina propõe criação de Departamento Ambiental no Codau
O vereador Franco Cartafina (PRB) está propondo ao Executivo a criação de um Departamento Ambiental Especializado no Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau). Segundo o representante da Câmara Municipal "em tempos de preocupação com o meio ambiente é essencial que possamos nos preocupar com o futuro da água que nos servirá".
Um Requerimento com a sugestão foi encaminhado ao prefeito Paulo Piau. Franco lembrou que, apesar de já existir um trabalho de controle de monitoramento dos rios que abastecem a cidade, o mesmo não conta com um acompanhamento técnico biológico, para realizar a preservação e monitoramento das Áreas de Preservação Permanente (APPs), que cercam os mananciais.
O vereador também ressaltou que há algum tempo Uberlândia vem realizando o monitoramento dos rios que passam dentro da cidade de Uberaba, os quais são essenciais para o abastecimento daquele município. Uberlândia conta com um departamento semelhante ao que Franco está propondo ao Executivo local.
Para o parlamentar, em tempos de criação da Região Metropolitana e aproximação da cidade vizinha, nada melhor do que poder cuidar dos rios que estão em nosso território e que são essenciais para Uberlândia. "Vale ressaltar que a criação de tal órgão é uma necessidade para a preservação do abastecimento de água de qualidade para Uberaba", acrescentou.
Franco citou como exemplo o acidente ocorrido em 2002, quando um trem tombou às margens do córrego Alegria, afluente do rio Uberaba, derramando produtos químicos e causando grande desastre ambiental. Após o fato o município criou a atual Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
"Não podemos esperar que acidentes aconteçam e ocorra novo racionamento de água. Por isso defendo a urgência na criação de um Departamento Ambiental no Codau, para que o mesmo possa realizar o monitoramento dos rios do município, do ponto de vista técnico-ambiental", finalizou o vereador.