O vereador Cléber Humberto Ramos Cléber Cabeludo (PROS) deu um importante passo para conseguir um Centro de Reabilitação para Uberaba. O representante do Legislativo se reuniu com o prefeito Paulo Piau para apresentar a proposta.
Cléber lembrou que há vários meses já tinha falado sobre o tema no Plenário, de que a cidade precisa de um Centro de Reabilitação especializado, para tratar de pessoas que tiveram os movimentos comprometidos por qualquer motivo. Ele comentou que em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, existem centros desta natureza. "E por que não pode ter também em Uberaba?", questionou.
Segundo Cléber, ele tem conhecimento de que a situação do município hoje não é boa e se não conseguir instituições parceiras, sabe que é possível obter recursos do Estado e da União. "Nós temos aliados tanto no governo mineiro quanto no governo federal e agora é hora de cobrar, para beneficiar não apenas as pessoas de Uberaba, mas de toda a região", afirmou.
O próprio vereador sofreu um AVC este ano e precisou de tratamento. Ele avalia que pelo fato de o atendimento ser restrito em Uberaba e não conseguir atender a demanda, se a pessoa não tiver condições de procurar outra cidade, não vai conseguir a reabilitação necessária. "Como acontece com muitos", afirmou.
Cléber lembrou, ainda, que mesmo casos em que a pessoa tenha tido necessidade de tratamento há 4 ou 5 anos, sem conseguir fazer a reabilitação adequada, ainda pode voltar a fazê-la e ter chance de melhorar. Ele contou que conversou com o secretário Fahim, o qual concordou com o projeto e se disponibilizou a ajudar. Vamos reunir a Câmara, a Secretaria de Saúde e o prefeito para buscar os recursos necessários, disse o parlamentar.
De acordo com Cléber, existe até uma área que pode ser utilizada no projeto. O terreno de 3 mil metros quadrados fica localizado no bairro Tancredo Neves. O vereador explicou que conseguiu a área na administração passada, uma vez que já pensava neste projeto desde 2012.
Para o prefeito Paulo Piau, a ideia apresentada por Cléber é fantástica. Ele lembrou que Uberaba é um grande centro de saúde e comentou que atualmente existem alguns grandes centros como em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Mas não temos perto de nós uma estrutura semelhante para atender a região, afirmou o prefeito, dizendo também que o Hospital de Clínicas da UFTM conta com uma ala pequena, com atendimento de qualidade, mas que não consegue atender a demanda regional.
Paulo Piau disse que pretende fazer o projeto e buscar recursos, seja do governo do Estado ou do governo Federal, e então partir para a execução deste importante empreendimento, acrescentou. "Está em nossas mãos, com a ajuda do Legislativo, colocar em prática esta importante iniciativa", finalizou o chefe do Executivo.
--