Cléber quer maiores salários para agentes comunitários

15/02/2013 00:00

Cléber quer maiores salários para agentes comunitários
Vereador Cléber Cabeludo (PMDB) defende aumento salarial para agentes comunitários.  A reivindicação do parlamentar ao Executivo consta em requerimento nº 0504, apresentado durante a última reunião da semana (5). Segundo o peemedebista, o trabalho desse profissional junto à população é desgastante, pois demanda muita dedicação e responsabilidade. Exigências, conforme explica, incompatíveis com os baixos salários reservados à classe. "Todo servidor merece um reajuste salarial digno, valorizando assim seu desempenho e as diversas dificuldades a que estão expostos todos os dias. Remunerando melhor o servidor teremos um profissional mais motivado no exercício de suas funções".
Conforme informações da diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Uberaba tem cadastradas 50 equipes de Saúde da Família, as quais somam atualmente um total de 379 Agentes Comunitários de Saúde. "No presente momento contamos com um quadro efetivo de 324 profissionais, devido à grande evasão ocorrida durante o ano eleitoral, sem possibilidade de reposição imediata, pelas restrições legais de contratação neste período. Informamos que a Secretaria Municipal de Saúde já está tomando as providências necessárias no sentido de recomposição do quadro de profissionais", explica a diretora do departamento, Valéria Calil A. Salomão.
Mais - São atribuições do agente comunitário de saúde atuar em contato permanente junto às famílias; cadastrá-las, bem como manter o cadastro atualizado; orientar os assistidos quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população, bem como atividades de promoção da saúde.