Comitiva da CCIBM dá continuidade a projeto de cooperação entre os países

30/08/2012 00:00

Comitiva da CCIBM dá continuidade a projeto de cooperação entre os países
Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Luiz Dutra (PDT), recebeu a delegação uberabense da CCIBM - Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Moçambique - da qual faz parte - em seu gabinete, esta manhã (29), para avaliar a viagem feita ao país africano, na semana passada, bem como delinear ações que serão tomadas na cooperação entre as duas nações, especialmente entre Uberaba e Nampula. A parceria teve início durante o seminário Brasil/Moçambique "Juntos contra a Fome", realizado no município no mês de abril.
Além de Dutra, a comissão é composta pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Moçambique, Sinfrônio José da Silva Júnior, diretor de novos negócios da Câmara de Comércio e Indústria de Uberaba, Luiz Humberto Borges, secretário municipal de Planejamento e presidente do Conselho Consultivo da ACIU, Karim Abud Mauad, presidente do Conselho Afro de Uberaba, Evaldo Alves Cardoso (Saruca), e seu vice Marco Antônio da Silva.
Esta foi a primeira reunião do grupo após a viagem. Conforme explicou o pedetista, de imediato serão elaboradas cartas de agradecimento pela acolhida às autoridades que os receberam no país. "É preciso, antes de tudo, agradecer a recepção calorosa, cortês e gentil que tivemos. Ficamos impressionados e muito satisfeitos pela forma que fomos acolhidos. Vamos continuar caminhando no sentido de estreitar esse laço", ressaltou. A correspondência será encaminhada ao primeiro-ministro da província de Maputo, Aires Bonifácio Baptista, e ao vice-ministro, José Tsambe. Além deles, também receberão os agradecimentos o governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, o presidente do Conselho Municipal (cargo correspondente a prefeito) da capital, Castro Sanfins Namuaca, bem como o governador da província de Cabo Delgado, Eliseu Machava, e o presidente do Conselho Municipal de Pemba, Tagir Assimo Carimo.
Novas reuniões serão realizadas para avançar nas negociações após a deliberação e aprovação, em plenário, do Projeto de Lei 118/2012, de autoria do executivo, que declara "Cidades Irmãs" as cidades de Nampula e Uberaba para fortalecimento das relações de amizade entre os povos e para proveito mútuo. "Nampula é o quarto maior colégio eleitoral de Moçambique", pontua Sinfrônio, destacando a importância de Nampula, ao justificar que ambos os países sairão ganhando com a proposta de cooperação. O PL constou na pauta da última sessão ordinária do mês (23), mas não foi votado em virtude de pedido de vista do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que questionou ausência de protocolo de intenções.  A expectativa é de que a matéria seja discutida nas próximas reuniões.