A vereadora Denise da Supra novamente chama a atenção dos uberabenses para a importância do registro de denúncia de maus-tratos, depois do crime cometido, ontem (10), contra seis filhotes de cães, que foram abandonados por um homem na rua São Martin com a avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia.
A agilidade do denunciante no registro da ocorrência e a prontidão dos órgãos responsáveis no atendimento da mesma são primordiais na elucidação do crime. Denise elogiou o trabalho realizado pela Polícia Civil na identificação da proprietária do veículo Ford EcoSport XLS, usado no abandono dos filhotes, e flagrado por câmeras de segurança. “A Polícia Civil agiu prontamente assim que foi acionada. Agradeço ao delegado Elinton Feitoza pela agilidade e zelo com a ocorrência, e, também, ao comerciante Anderson Freitas, quem acolheu os filhotes num primeiro momento. Já sabemos que o carro usado no crime está em nome de uma mulher. Esperamos agora pela identificação do homem infrator. É preciso conscientizar a população sobre a importância da denúncia. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. A pessoa que presenciar qualquer situação de maus-tratos deve denunciar pelo número 198 [da Polícia Ambiental], isso é um ato de cidadania”, disse. Um dos filhotes foi adotado e os outros estão abrigados na Sociedade Uberabense Protetora dos Animais - Supra. O caso agora deverá ser encaminhado ao Ministério Público.
É crime abandonar animal doméstico. A lei federal nº 9.605/98 estabelece pena de prisão e multa que podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal. Vale lembrar que uma nova legislação, a lei federal nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, aumentou a pena de detenção, que era de até um ano, para até cinco anos em regime fechado para quem cometer esse crime.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
11/07/2023