Elmar Goulart participa de reunião do Conseg

15/02/2013 00:00

Compartilhar

Elmar Goulart participa de reunião do Conseg
Representantes de diversos órgãos de segurança pública deram suas contribuições para o combate à criminalidade no município
A primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo do Conselho Municipal de Segurança Pública - Conseg contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (PSL). O objetivo do encontro, que reuniu prefeito Paulo Piau (PMDB), secretário executivo do Conselho, Rodolfo Cecílio Turkinho, e representantes de órgãos de segurança pública, foi discutir ações de combate à violência e criminalidade registradas no município nos últimos anos. Na ocasião, os líderes do Executivo e Legislativo colocaram-se à disposição para a formatação de políticas eficazes para o setor. 
O Delegado Chefe da Polícia Federal, Carlos Henrique Cota DAngelo, expôs a preocupação com a disseminação das drogas no município e a necessidade do combate em todas as esferas sociais, sobretudo porque os entorpecentes são um dos principais motivadores da violência. Para ele, as leis da Suprema Corte tendem, sim, a favorecer os criminosos, e, por isso, é tão urgente a mobilização do Poder Público e dos órgãos de segurança no ataque ao problema. "Uberaba se transformou em uma grande rota de tráfico de drogas e consumo. É preciso pensar em uma saída local, pois a questão já se tornou um problema local. Continuaremos nosso combate e ficamos satisfeitos por saber que o município também está disposto a atuar nesse sentido".
Já o comandante do Corpo de Bombeiros de Uberaba, major BM André Humia Casarim, destacou a importância dos projetos sociais de prevenção, como, por exemplo, o Bombeiro Mirim e o Proerd, executado pela Polícia Militar. Ele sugeriu a formalização de convênios com a Prefeitura como forma de potencializar as ações, em que o município ofereça apoio financeiro e as corporações a estrutura técnica e de pessoal na execução desses programas, conforme já acontece no município de Araxá (MG). "Podemos agir conjuntamente nessa área de prevenção", defendeu o comandante, salientando que, já no combate ostensivo à violência, um dos maiores entraves é o efetivo reduzido. 
Presidente da CMU, vereador Elmar concordou com as ações de prevenção e sugeriu o aumento do contingente da Guarda Municipal para que esta atue em conjunto com os demais órgãos de segurança pública. O parlamentar reforçou a importância da presença desses profissionais principalmente junto a instituições de ensino, onde a fiscalização deve ser intensa para coibir a comercialização de drogas. "A Câmara Municipal está engajada nesse movimento de combate à violência. Inclusive, temos vereadores com histórico de atuação na área, como o Afrânio (PP), Ismar Marão (PSB) e Luiz Dutra (PDT), que muito poderão contribuir com essa discussão", destacou, salientando que a Segurança Pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos.  
Prefeito Paulo Piau ressaltou que a elaboração de política de segurança pública municipal deve envolver a integração de forças. "A legislação é precária, da época da ditadura. Essa é nossa realidade, mas nem por isso devemos ficar de braços cruzados. É preciso rascunhar políticas que tragam menos insegurança para a população, porque senão daqui a pouco não conseguiremos mais atrair nenhum investimento para o município. A Prefeitura vai agir nessa linha de integração e de execução de ações externas". O prefeito reforçou, ainda, que é preciso incentivar programas de proteção ao cidadão, como, por exemplo, o Rede de Vizinhos Protegidos. Conforme explicou o secretário executivo da Conseg, Rodolfo Cecílio, as sugestões e propostas serão analisadas e levadas para as próximas reuniões. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados