Elmar solicita adequação de painéis com senha
Todos os estabelecimentos que possuem atendimento com senha cronológica ou não ficam obrigados a adequarem seus painéis com a sonorização falada do número da senha, bem como do guichê de atendimento. É o que propõe o presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (PSL), através do Projeto de Lei nº 06/13, que está em tramitação.
O mesmo sistema é estendido também às instituições bancárias - PL 07/13, que determina que a senha além de ser exibida no painel eletrônico da agência, deve ser sonorizada de acordo com o número que esteja sendo exibido.
Elmar justifica que a Lei beneficiará diretamente o usuário que utiliza as agências bancárias, casas lotéricas e outros estabelecimentos, que serão obrigados a adequar seus equipamentos com dispositivo sonoro para a chamada e aviso das senhas. Segundo o vereador, o sistema facilitará a utilização do serviço aos deficientes visuais, pessoas com dificuldade para visualizar à distância, aos idosos, analfabetos e aos demais clientes que perdem sua vez por falta de atenção ao painel visual.
"É nosso dever facilitar o dia a dia de todos os cidadãos, e observar as dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência e cuidar para que sejam naturalmente incluídos nos serviços. Esta lei auxilia diretamente os deficientes visuais, mas abrange igualmente toda a população, seja as pessoas com dificuldades para enxergar à distância e mesmo quem tem boa visão, porque na espera pela sua vez, muitos se ocupam de outras atividades e não prestam atenção ao painel luminoso", explicou o vereador Elmar Goulart.
Caso os projetos sejam aprovados, os estabelecimentos terão o prazo de 180 dias para se adequarem após a publicação da Lei.