Em Belo Horizonte, vereador Kaká Se Liga viabiliza projetos culturais para Uberaba

11/04/2013 00:00

Vereador Kaká Se Liga (PSL) cumpre desde esta quarta-feira (10) agenda parlamentar em Belo Horizonte. A viagem tem como objetivo buscar projetos e parcerias para o município.
Nesta quarta-feira (10), ele esteve reunido com secretária adjunta da Secretaria de Cultura, Maria Olivia de Castro e Oliveira. Na pauta, o projeto "Minas Território da Cultura" que tem como princípio descentralizar e regionalizar as ações culturais no Estado.
Segundo o vereador, a pasta quer incluir na rota da programação a região do Triângulo Mineiro. "E conseguimos que a cidade escolhida seja Uberaba", adianta.  O "Minas Território da Cultura" abrange cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais. "Tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores", explica o vereador que é presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Uberaba.
No município, a proposta será desenvolvida em parceria com a FIEMG, SESI, SESC e Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Fundação Cultural. A programação abrange um dia voltado para cultura local, com dinâmicas territoriais, apresentação do espetáculo "Causas e Violas das Gerais" e com a execução do "Festival de Curta Metragem". Também haverá reuniões com os gestores dos "Pontos de Cultura", curso de capacitação abordando o tema "Contas e Convênios" além das ações culturais do "Território do Saber". Tudo será desenvolvido nos dias 16, 18 e 20 de abril no anfiteatro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Maria Olívia ainda aceitou o pedido do vereador para que seja executado, no município, o "Programa de Formação e Capacitação Artística Cultural". "Ainda vamos marcar a data e o local onde será realizado o curso", diz Kaká Se Liga.
TRANSPORTE PARA ARTISTAS - O vereador também anuncia que durante a reunião, conseguiu firmar parceria para fornecer transporte para viagens de artistas uberabenses que irão se apresentar em Minas Gerais. A proposta faz parte do programa "Apoio à Viagens e passagens em Minas Gerais". O benefício pode ser fornecido para cantores, duplas, bandas e grupos de teatro.
Para ser contemplado com o transporte, o interessado deve ir ao gabinete do vereador, apresentar a documentação em até trinta dias antes da viagem/apresentação. "A partir daí, vamos custear as passagens ou viabilizar ônibus ou uma van para transportar estas pessoas que estão levando a cultura para todo o Estado", diz Kaká Se Liga.
ORQUESTRA FILARMONICA - O vereador ainda esteve no Instituto Cultural Filarmônica com a intenção de viabilizar apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Uberaba. Este ano, de acordo com o diretor de Produção Musical Marcos Souza, existe uma data em aberto no mês de junho. Porém, o vereador precisa estabelecer Parceria Público Privada (PPP) para confirmar a apresentação na cidade. Este trabalho será feito na semana que vem. Kaká Se Liga pretende visitar algumas empresas uberabenses para tentar estabelecer esta parceria.
Ainda na quarta-feira, o vereador participou de solenidade de entrega de um veículo para a diretoria regional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) em Uberaba. O evento contou com a presença do governador Antonio Augusto Anastásia (PSDB) e do deputado estadual Antonio Lerin (PSB) e do titular da pasta, Cássio Soares.