Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Fernando Mendes, se reuniu com a Secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes e o Secretário adjunto da pasta, Herval Kobayashi Ferreira Neto, para discutir ações para o setor em Uberaba.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds). O vereador foi informado que a pasta assinou um Termo de Cooperação com o Ministério Público para a implantação do programa Descubra em Uberaba. A iniciativa é voltada para adolescentes que estão em conflito com a Lei. O objetivo é inseri-los no mercado trabalho.
“Não conheço outra forma de recuperar esses adolescentes, de inseri-los novamente na sociedade, que não seja por meio do trabalho e da Educação. Tenho percorrido os bairros de Uberaba, especialmente onde se concentram as pessoas em maior situação de vulnerabilidade social. Muitas dessas pessoas migram para atividades criminosas, porque não conseguiram concluir seus estudos, ou não tiveram uma oportunidade de trabalho. Mas, todos aqueles que concluem seus estudos e se inserem no mercado de trabalho, eles ficam longe da criminalidade”, destacou Fernando Mendes.
De acordo com a secretaria Gicele Gomes, a ideia do Descubra é justamente inserir na sociedade, o jovem em conflito com a Justiça. “Com o trabalho, o que queremos é que eles não voltem a situação de vulnerabilidade social”, frisou a secretária.
Fernando Mendes também questionou sobre as ações da Seds para auxílio as quem está na rua em situação de vulnerabilidade e também sobre a migração de estrangeiros para Uberaba.
Segundo a secretária e o secretário-adjunto, todas as medidas de acolhimento são tomadas para assistir a pessoa em situação de rua, inclusive, Gicele ressaltou que o Governo Municipal repassa R$ 184 mil mensais as casas de acolhimento. Sobre os estrangeiros que migram para Uberaba, existe hoje um projeto desenvolvido pelo padre Fabiano Roberto, da Paróquia São Geraldo Majela, que acolhe esses migrantes e a Seds apoia a iniciativa.
Fernando Mendes também foi informado que algumas melhorias foram implementadas na sede do Conselho Tutelar. Ao parlamentar também foi assegurada a criação de mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), projeto que consta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022 e ainda a implantação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Girassóis.
Fernando agradeceu pelas informações e se colocou à disposição da pasta para trabalhar pelas demandas do Desenvolvimento Social na Câmara de Uberaba.
Assessoria de Comunicação, Gabinete do Vereador Fernando Mendes