Godoy e Jorge Ferreira propõem criação de ciclovias
Inserido na pauta de quarta-feira, da Câmara Municipal de Uberaba, para apreciação do plenário, o Projeto de Lei Complementar 019/10, que acrescenta no Código de Postura, artigo que possibilita a criação de uma “rede viária para o transporte por bicicletas, interligadas por ciclovias, ciclofaixas e vias cicláveis com faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo”.
Justificando a matéria, os vereadores lembram que em Uberaba circulam, aproximadamente, 130 mil carros o que tem dificultado o trânsito da cidade, além de causar poluição sonora e os efeitos de gases nocivos à saúde. “Por mês, de acordo com a delegacia de trânsito, são emplacados 700 novos veículos na cidade. No mesmo período nascem 350 bebês, ou seja, a expansão dos veículos é duas vezes maior. Precisamos criar outras opções de locomoção, pois daqui a pouco não será possível se locomover de carro”, avaliou Godoy.
Como alternativa para este problema, Godoy e Jorge Ferreira, lembram que a bicicleta é um meio de transporte usado por cidadãos que não dispõem de recursos para pagar a passagem de ônibus, sendo que, neste caso, as ciclovias, ciclofaixas ou vias cicláveis servem de rota segura para quem diariamente vai ao trabalho, escola ou faz serviços de entrega em bairros residenciais. “O uso de bicicleta deve ser incentivado como meio de transporte para lazer, exercícios e como forma de proteger o meio ambiente. São formas simples e eficazes de se reduzir acidentes e aumentar a segurança dos ciclistas ao compartilharem com veículos automotores o espaço que lhe é de direito”, justificou Godoy (PTB).