Kaká Se Liga visita UPA do Parque do Mirante

08/01/2013 00:00

Kaká Se Liga visita UPA do Parque do Mirante

Na unidade, o vereador constatou uma grande demanda de pacientes com suspeita de dengue

Vereador Kaká Se Liga (PSL) está preocupado com um surto de dengue no município. Em visita na nesta segunda-feira (7) à Unidade de Pronto Atendimento do Parque do Mirante ele pode constatar a grande demanda de pacientes procurando atendimento com suspeita da doença. Kaká Se Liga foi recebido pelo médico Alexandre Bikel Gotelip e pela coordenadora da UPA, Priscila Amaral.
No entanto, ele fez questão de conversar com diversos pacientes e com vários servidores. "Quero estar perto da população e dos servidores. Precisamos ouvir o que eles pensam e sentem sobre a saúde municipal", afirma.
O vereador foi informado que, no último final de semana, houve aumento de quase 50% dos atendimentos, sendo a grande maioria por queixa de sintomas da dengue. Enquanto a média  diária é de 250 pacientes por dia, a UPA do Parque do Mirante tem registrando cerca de 400 atendimentos diários.
Segundo dados divulgados na semana passada pela administração municipal, foram registrados 4.155 notificações da dengue até a 51ª semana de 2012, confirmando que a cidade só perde para a capital, Belo Horizonte, em número de registros da doença em Minas Gerais. O problema seria o baixo número de agentes e a redução das visitações. Porém, ele diz que acredita que o problema poderá ser minimizado com a contratação de novos agentes de saúde, conforme já foi anunciado pelo secretário Fahim Sawan. "Espero que esta medida seja tomada logo para que não enfrentemos uma nova epidemia de dengue em Uberaba", diz.
Ainda durante a visita, Kaka Se Liga tomou conhecimento da falta de servidores para atuar na triagem dos pacientes visto que houve exoneração de duas pessoas com mudança no Governo Municipal.  Alguns servidores também se queixaram do anúncio da distribuição da verba de R$ 250 mil advindas do Ministério da Saúde, feitas pelo então prefeito Anderson Adauto. O dinheiro não chegou a ser repassado.
A visita também teve como objetivo conhecer as instalações da unidade, inaugurada no ano passado, pelo ex-prefeito. O vereador ficou impressionado com a modernidade da estrutura e com os equipamentos médicos de última geração. Ele também soube como é o acolhimento e, principalmente como funciona o sistema de atendimento utilizado da UPA, onde é dado prioridade aos casos mais urgentes.
A proposta dele é realizar estes tipos de ações constantemente, visitando várias repartições públicas, principalmente as UPAs e as Unidades Básicas de Saúde, com objetivo de fiscalizar de perto os serviços públicos prestados pela Prefeitura de Uberaba. Ele diz que irá chegar sempre de surpresa às estruturas para fiscalizar a qualidade do atendimento prestado à população. "O agente público precisa fiscalizar as ações da administração e, ao mesmo tempo, estar perto do povo para ouvir suas necessidades. Este é o nosso papel", avalia.
Daniela Brito - Assessora de Imprensa - Gabinete Kaká Se Liga