Com aprovação de projeto, ontem (20), assinado pelo vereador Ismar Marão, fica instituída no Calendário Popular de Uberaba a “ExpoautismoS”, que tem como objetivo expor a potencialidade das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de manifestações artísticas e culturais realizadas por autistas.
A “ExpoAutismoS” foi idealizada e organizada, desde a sua primeira edição, pela artista Fernanda Beatriz da Fonseca, autista nível 1 de suporte, e que também mãe de autista. Fernanda, que esteve presente na sessão da Câmara, é conselheira Nacional da Onda AutismoS e idealizadora do TearTerapia – Centro Integrado de Atendimento ao Autista e Familiar ‘Belchiolina Espíndola Rodovalho’ (em homenagem a sua avó materna).
Fernanda aproveitou sua presença no plenário para agradecer a todos os envolvidos no processo do projeto e o apoio que tem recebido na cidade, especialmente dos vereadores. “A Câmara Municipal abriu suas portas em junho deste ano para receber a “ExpoAutismoS” com a proposta central de promoção, por intermédio da arte, de uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com TEA. Devemos e podemos quebrar paradigmas e preconceitos firmados na sociedade. Nossa experiência com a exposição na Câmara foi maravilhosa, pois fomos muito bem acolhidos pelos vereadores e funcionários desta Casa”, afirmou.
Marão, que é embaixador do Unidos pelo Autismo, ressaltou que somente a partir de uma profunda transformação social, que estabeleça, por intermédio da empatia, profundos laços de solidariedade, será possível banir preconceitos e pavimentar o caminho para que a necessária inclusão ocorra.
A “ExpoAutismoS” será realizada anualmente na semana do dia 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, criando assim a Semana do Orgulho Autista. Poderão participar exposição pessoas de todas as idades diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, com a apresentação de trabalhos de cunho artístico/cultural, relacionados às áreas de dança, música, esculturas, pinturas, desenho, literatura, poesia, fotografia e artesanato.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
21/09/2023