Lerin pede cautela em estudo de reajuste do Codau

02/06/2009 00:00

Ao se inteirar de estudo que está sendo realizado pelo Codau, que poderá resultar em aumento na tarifa de água do uberabense, o vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) formulou requerimento hoje (22/5) ao presidente José Luiz Alves, solicitando que não se concretize o estudo nesse sentido. Para o vereador, tal análise tem que ser voltada a outra possibilidade. “A crise financeira que o mundo atravessa já pode ser sentida aqui no Brasil e um aumento em tarifa só piora a situação do povo. Defendo a possibilidade de agir em outra direção. No caso, no sentido de economizar com questões administrativas e buscar formas de garantir o fornecimento, de forma que haja uma maior economia na utilização da água pelo usuário,” explica.

Lerin entende que uma administração bem feita e que atende aos anseios do cidadão precisa de investimentos, que muitas vezes excedem o montante recolhido. No entanto, o vereador pondera a atual conjuntura e afirma que, em momentos de crise, o administrador deve observar sempre formas alternativas de enfrenta-la. “Se cada vez que uma instituição pública detectar que a inflação ou a crise afetou a receita e quiser lançar mão de reajustes em tarifas ou da criação de taxas, o contribuinte em pouco tempo não terá nem como comprar um pão para comer”, afirma.

O vereador lembra que é preciso agir com cautela quando a decisão afeta o bolso do povo e pede mais empenho do Poder Público no sentido de encontrar soluções que onerem menos a população. “Em que pese que encontrar outros meios para isso seja muito mais complicado e trabalhoso, não podemos deixar de buscar essas alternativas, se elas existirem”, finaliza.