Lu Fachinelli propõe melhorias na Saúde e prédio provisório para usuários das UPAS

16/12/2022 11:37

Compartilhar

Após receber diversas reclamações e constatar pessoalmente a precariedade do atendimento na UPA São Benedito nos últimos dias, a vereadora Luciene Fachinelli (União Brasil) reiterou no início da semana um segundo oficio a Prefeita Municipal Elisa Araújo e ao secretario de Saúde. Ela cobrou melhorias para os usuários, acompanhantes e trabalhadores da Upa Mirante, que foram deslocados para Upa São Benedito e Hospital Regional.

De acordo com a vereadora, a improvisação do atendimento em um só local precisa ser urgentemente revista e sugeriu inclusive a locação do prédio onde funcionou o Hospital São Francisco/Universitário para locação e atendimento até a conclusão das reformas da Upa Mirante.

“Infelizmente o atendimento está muito precarizado. As unidades de saúde já se mostravam pequenas antes da interdição da Upa Mirante e com a junção de equipes, a qualidade e o tempo de atendimento estão deixando muito a desejar. Isso é ruim tanto para o usuário, quanto para o acompanhante, que está ali com um ente idoso, e também para os trabalhadores administrativos, médicos e enfermeiros”, afirmou.

Ainda de acordo com a vereadora, o aumento dos casos de dengue e covid, a superlotação do hospital das crianças, que deve acentuar ainda mais no período de férias, exige um planejamento de atendimento melhor.

No requerimento, a vereadora também informa ao Município que o prédio do antigo Hospital São Francisco se encontra desocupado, possui toda estrutura para atendimento médico hospitalar e em poucos dias poderia ser utilizado. “É um prédio que não precisa improvisar, já conta com toda estrutura hospitalar. Uma boa limpeza e sanitização e em 10 dias o local já pode ser usado”, acrescentou.

Luciene lembrou que na Upa São Benedito estão todos misturados, com suspeitas de Covid e outras patologias, homens e mulheres na mesma ala, outros pacientes aguardando transferência por um longo período, acompanhantes expostos e sem qualquer dignidade.

“Os trabalhadores da saúde estão se desdobrando, mas sem as condições necessárias e o respeito que merecem. Como o município decretou emergência em razão das chuvas que destruíram a UPA Mirante, pode fazer a locação do espaço de forma emergencial, diminuindo a burocracia e respeitando a dignidade das pessoas”        , avaliou.

Outro aspecto abordado pela vereadora, é que nos últimos anos, em razão do desemprego e da crise econômica muitas pessoas perderam o plano de saúde e se tornaram usuárias do SUS, com isso aumentou a demanda e o atendimento está precarizado por diversos fatores.

Lu Fachinelli também disse que a reforma da Upa Mirante deverá demorar, com sorte, de 6 a 8 meses e nesse período o atendimento não pode ficar como está. “A reforma vai demorar, minha experiencia no serviço publico de 35 anos me diz isso com segurança. Nesse período o serviço de saúde tem que ser prestado com qualidade, agilidade, segurança e o usuário merece respeito”, finalizou a vereadora.

 

Assessoria da vereadora Luciene Fachinelli

16/12/2022

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados