O presidente do Legislativo, Ismar Marão – PSD, encaminhou requerimento à prefeita Elisa Araújo solicitando a inclusão dos pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19, pois, por apresentarem imunidade mais baixa, eles acabam ficando mais vulneráveis à doença.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da solicitação é proteger esses pacientes que não podem interromper as sessões de hemodiálise. “Essas pessoas dependem de transporte público ou vans para irem às sessões, e acabam sofrendo exposição maior por serem mais suscetíveis imunologicamente. Pacientes com Doenças Renais Crônicas (DRC) estão entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus por terem baixa imunidade”, destacou Marão. Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam as pessoas que têm alguma das DRC entre os mais suscetíveis à Covid-19. A OMS estima que 1 em cada 10 adultos têm algum grau de DRC, mas muitos com grau leve, sem a evolução para a necessidade de diálise.
Em Uberaba, nessa primeira etapa de vacinação estão os grupos prioritários compostos por trabalhadores da saúde; pessoas idosas, residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
09/02/2021