
Alunos da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa e do Colégio Projeto estiveram na Câmara e visitaram a exposição dos 203 anos de Uberaba
Centenas de pessoas aproveitaram a sexta-feira (31/3) para participar do encerramento da “Exposição Cultural 203 Anos de Uberaba”. A mostra realizada pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU) teve como objetivo central contribuir com o fortalecimento da construção identitária da cidade.
Inaugurada no dia 17 março de 2023, a exposição foi uma iniciativa do presidente da casa, vereador Fernando Mendes, e deu início ao processo de retomada das mostras culturais no Paço Municipal, o que demonstra a disposição da atual mesa diretora da CMU em valorizar a história do povo uberabense.
Entre aqueles que participaram do último dia da exposição que celebrou os 203 anos de Uberaba estiveram os alunos da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa e do Colégio Projeto. Os estudantes das redes pública e privada acompanharam atentamente as informações históricas e culturais apresentadas pela jornalista Evacira Coraspe, que também coordenou os trabalhos da “Exposição Cultural 203 Anos de Uberaba”, junto com os demais integrantes da Comissão de Cultura e Memória da CMU.
Além de conhecerem melhor o Paço Municipal e seus espaços históricos, também foi proporcionada aos educandos uma visita ao plenário da Câmara Municipal, oportunidade em que puderam conhecer melhor o trabalho dos vereadores e a importância do poder legislativo municipal no processo de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O presidente Fernando Mendes destacou que o sucesso da exposição repousa também no envolvimento de instituições como Arquivo Público e Fundação Cultural; profissionais da CMU e parceiros, que permitiram levar ao público fotos e artes plásticas com a assinatura de artistas com talento reconhecido inclusive no cenário internacional, como Paulo Miranda, Claudia Salge, Rosalina Cardoso, Rodrigo Garcia e Marise Romano, entre muitos outros.
Em clima de comemoração pelo resultado alcançado com a “Exposição Cultural 203 Anos de Uberaba”, que teve a parceria da Fundação Cultural também em seu encerramento, o evento da CMU contou com a musicalidade de Reginaldo Peixinho e desfile com roupas de época.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
31/03/2023