Foram celebrados ontem (01/10) o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. A vereadora Denise Max (Patriota) aproveitou a oportunidade para lembrar da necessidade de se conscientizar as autoridades políticas que os idosos precisam de mais atenção, principalmente na área da saúde.
Reconhecida por seu trabalho pela causa animal, a vereadora Denise Max também dedica seus sucessivos mandatos à população idosa. Ela reforça que “há quase uma década vem encaminhando solicitações ao Poder Executivo municipal e ao Ministério da Saúde, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos idosos uberabenses.
Em 2019, a vereadora Denise Max, apresentou um projeto com o objetivo de criar uma consciência municipal, social e política a respeito do abandono da pessoa idosa. Aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) ele foi convertido em Lei e instituiu a Semana Municipal de Sensibilização Contra o Abandono ao Idoso.
A iniciativa da parlamentar inspirou o livro “Abandono de idosos: as contribuições da Lei nº 13.080/2019 para o combate à conduta criminosa no município de Uberaba-MG”, que está sendo lançado em todo o território nacional nesta primeira semana de outubro.
Por fim, Denise destacou que no Brasil a população acima de 60 anos já representa quase 15%, ou seja, são mais de 31 milhões de pessoas. Porém, para muitas delas “a terceira idade chega acompanhada de várias formas de violência, entre elas psicológicas, físicas, sexuais e principalmente o abandono e a negligência familiar, o que exige uma resposta mais firme do poder público”.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
02/10/2023