Após ações do vereador Paulo César Soares (PMN), o China, finalmente todos os servidores da educação básica deverão ter direito ao rateio das sobras do Fundeb. O Projeto de Lei neste sentido será votado hoje, a partir das 18h, em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Uberaba.
A luta do vereador foi árdua para conseguir colocar todos os servidores, como inspetor de alunos, administrativo e auxiliares gerais como participantes do rateio, inclusive emenda neste sentido foi apresentada por China e mais 12 vereadores.
“Como já disse antes, e pode pegar as minhas participações na Tribuna da Câmara e meus requerimentos, nenhum vereador defende mais a valorização dos professores do que eu. Peço o pagamento do piso nacional do professor em Uberaba desde janeiro, mas, neste caso do Fundeb, todos os servidores devem receber, até pelo que grande parte deles passou durante essa pandemia”, defendeu China.
Lembrando que o PL iria ser votado na semana passada na CMU, mas o próprio Governo Elisa Araújo, após pedidos de China e outros vereadores, retirou da votação e esperou a aprovação pelo Congresso Nacional, de projeto que mudou a lei do Fundeb.
“Não que antes do Congresso aprovar a mudança, não poderia. Já tinha sido, inclusive, autorizado pelo Tribunal de Contas, o pagamento a todos os servidores da Educação. Contudo, com a nova lei, aprovada na quinta passada na Câmara dos Deputados, existe agora uma segurança jurídica maior e definitiva”, explicou o vereador.
Emenda garante recapeamento de rua, que ‘convive’ com crateras
O vereador Paulo César Soares (PMN), o China, conseguiu aprovar emenda sua à Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo R$ 120 mil para o recapeamento da rua São Sérgio, no Parque São Geraldo.
A LOA foi aprovada no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, e definiu o destino dos recursos do orçamento da Prefeitura de Uberaba para 2022. “Espero que esse recapeamento, como foi aprovado os recursos, seja realizado. Vira e mexe, tenho que fazer requerimento para tapa-buracos da rua São Sérgio. Com o recapeamento, isso vai ser solucionado em grande parte”, explicou China.
O vereador lembra que este ano mesmo, fez denúncia da situação da rua, fazendo, inclusive, vídeo a respeito. “Não dá mais para continuar na situação que está. Abre cratera, tapa-buracos, e volta a abrir crateras”, detalhou.
Com empréstimo aprovado em busca de abastecimento, China emenda: ‘governo Piau abusou da cara de todos’
Ao ajudar a aprovar um empréstimo a ser contraído pela CODAU, no valor de R$ 87 milhões, o vereador Paulo César Soares (PMN), o China, expressou sua preocupação com a nova dívida, mas exaltou a intenção da autarquia de procurar alternativas para o problema de abastecimento de água. “Fico preocupado com o empréstimo, mas a causa é justa e necessária para se buscar soluções para o abastecimento de água. O que não pode é como vem ocorrendo nos últimos anos, faltando água em vários bairros. Além disso, o projeto me foi bem explicado e demonstrado que a própria economia, que as obras proporcionarão, pagará o empréstimo”, argumentou China.
O vereador ainda elogiou a intenção da CODAU de fazer estudos para ver a viabilidade de buscar água no Rio Grande. “É uma das possíveis soluções. Se os governos anteriores tivessem feito esse estudo, Uberaba não estaria passando por essa situação”, apontou.
China aproveitou ainda, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, e criticou a obra da Prainha, iniciada pela administração Paulo Piau, e paralisada pelo atual governo por irregularidades no projeto. “O pior é que tal obra, se estivesse pronta, não resolveria a questão do abastecimento. Ela teria capacidade para abastecer Uberaba por apenas 12 dias. Uma vergonha o que o governo Piau fez com Uberaba. O governo passado abusou da cara de todos”, protestou.
Assessoria do Vereador