Por intermédio do Projeto de Lei (PL) 314/2023, a vereadora Lu Fachinelli (União Brasil) apresentou, e teve aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), proposta de criação da Semana Municipal do Diálogo Conjugal, que passa a integrar o Calendário Popular.
Lu Fachinelli pautou sua iniciativa no fato de a Igreja Católica Apostólica Romana defender que no matrimônio, o diálogo entre os cônjuges é a fonte para que o amor se alimente, cresça e frutifique em obras na própria vida do casal e também na transformação da sociedade. Uma perspectiva reforçada em plenário pelos convidados da parlamentar.
A intenção da vereadora, que também ocupa a função de 2º vice-presidente da CMU, com a introdução no Calendário Municipal de um momento para a celebração do Diálogo Conjugal, era prestar reconhecimento à importância desse movimento católico para o fortalecimento do matrimônio, da convivência familiar e seus valores para as relações sociais.
Lu Fachinelli celebrou a aprovação da proposta pela casa legislativa e destacou que a base do diálogo é e será sempre a verdade, mas a forma de se dizer a verdade precisa ser a caridade e o amor, com respeito a outra pessoa, “um aprendizado que é proporcionado pelo Diálogo Conjugal e a partir de agora conta com uma data que o valoriza no calendário popular de Uberaba”.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/07/2023