Projeto MedSesc começa na próxima semana com apoio da Câmara e Prefeitura para reduzir exames na fila eletrônica
Mais de 11 mil pessoas estão na fila eletrônica aguardando a realização de exames na cidade. Pensando em reduzir este número, o vereador Luiz Humberto Dutra (PDT) está apoiando o projeto itinerante MedSesc Mamografia, que será realizado na praça da Abadia pelo Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc).
Após ser procurado pela gerente de unidade Sesc/Uberaba, Deborah Cristina Nunes Pereira, que procurava parceiros para a realização do projeto, o vereador tomou a iniciativa de apresentar o projeto à Câmara Municipal, a qual se tornou parceira, assim como a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Os pacientes que se encontram na fila eletrônica estão aguardando a realização de exames de ultrassonografia e mamografia. O objetivo é tentar reduzir este número, oferecendo exames de mamografia bilateral, bem como ultrassonografia abdominal total, pélvica, vias urinárias, endovaginal, mamária, obstétrica e prostática, além de análises clínicas (hormonais e bioquímicos).
Dutra ressalta que a demanda é muito grande, principalmente com relação aos exames mais caros. Ele explicou que a Secretaria de Saúde, através do cadastro, vai entrar em contato com os pacientes que poderão ser atendidos no local. O governo municipal também vai disponibilizar o apoio logístico de profissionais da área, para ajudarem nos atendimentos.
"Eu penso que este é um grande trabalho e uma ação social que vai beneficiar estas pessoas e nós estamos contribuindo para reduzir a demanda com relação a estes exames", disse o vereador. Ainda de acordo com Dutra, outro aspecto importante é que a Secretaria vai realizar o monitoramento dos pacientes, para os casos diagnosticados terem os acompanhamentos necessários, até que restabeleçam a saúde.
O representante da Câmara parabenizou o Sesc pela iniciativa, através da diretora, pois no seu entendimento, "cada um tem que fazer a sua parte para melhorar a qualidade de vida, no caso da cidade de Uberaba, onde vivemos em família, com um ajudando o outro, num espírito de compartilhamento, para que possamos viver cada dia mais saudáveis e em paz".
Está previsto um total de 540 atendimentos no MedSesc, divididos em 30 exames de mamografia/dia, 60 ultrassonografias/dia e 45 coletas para análises clínicas/dia. Os atendimentos acontecem dentro de um caminhão totalmente padronizado e equipado para a realização de cada exame oferecido.
O público alvo do projeto são mulheres acima de 35 anos de idade, ou mesmo com idade inferior aos 35 anos, quando prescrito pelo médico. Para receber o atendimento a/o paciente deverá apresentar documentos específicos, como pedido médico, exames anteriores e preparos especiais (quando for necessário). Paralelamente ao evento, serão realizadas ações pontuais de saúde como informações gerais, distribuição de informativos, aferição de pressão e ações educativas de higiene bucal.
Na segunda-feira (20) o caminhão com toda a estrutura chega à cidade, sendo que os atendimentos serão realizados de terça (21) a sexta-feira (24), no horário das 07h30 às 17 horas.