Projeto Visite Uberaba é apresentado na Câmara e propõe room tax na cidade

10/04/2024 15:40

Os responsáveis pela Ong que desenvolve o projeto Visite Uberaba estiveram no Plenário da Câmara Municipal a convite do vereador Cabo Diego. Além do coronel PM da reserva Flávio Aquino, que é o presidente da Ong, também estiveram na CMU o diretor-secretário Valdir Kikuichi e a diretora financeira Liliam Ladeira, todos voluntários no projeto.

Flávio Aquino explicou que o objetivo é de abrilhantar ainda mais Uberaba no setor turístico. Segundo ele, sabe que muito já se falou sobre o Geoparque, mas destacou a importância e a relevância do título para a cidade.

O presidente da Ong citou como exemplo a cidade de Araripe, no sertão nordestino (Ceará), a qual no ano que recebeu o título de Geoparque tinha uma única agência de turismo, número que passou para dez um ano depois. “Daí dá para se ter uma ideia do quanto o turismo vai se fortalecer e crescer na cidade”, afirmou.

Aquino também fez uma apresentação de como o trabalho é realizado e explicou que hoje o projeto Visite Uberaba conta dom dez associados, além de explicar a importância de aplicar o room tax, uma taxa de turismo, que já existe em vários países e cidades do Brasil.

De acordo com o representante da Ong, quer o apoio da Câmara para apresentar um projeto de implementação da taxa na cidade, a qual daria condições para a continuidade dos trabalhos.

O vereador Cabo Diego falou sobre a importância de se atentar para situações como esta, que foi muito bem explicada, inclusive com destaque para a paleontologia e o espiritismo. “Uberaba é o berço do Triângulo, tanto quanto falamos em dinossauros, quanto da religião espírita, com a presença do mundialmente conhecido, médium Francisco Cândido Xavier”, afirmou o parlamentar

Ainda de acordo com Diego, o projeto será estudado e implementado, pois entende ser fundamental para o turismo da cidade, para que possa cada vez mais receber turistas com quantidade e qualidade, originários de qualquer lugar do mundo.

Na página do Visite Uberaba, na internet, a mesma á apresentada com um Convention Bureau, entidade sem fins lucrativos com o fim primordial na captação de eventos, a promoção do destino, capacitação e representação institucional público e privada.

“Uberaba tem um potencial adormecido na Paleontologia. Com vocação religiosa e para o agronegócio somos a capital mundial da raça zebuína. Os Conventions & Visitors Bureau são reconhecidos mundialmente como receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo de negócios, através de entidades agindo na captação de eventos e na divulgação dos atrativos turísticos de uma cidade ou região, para aumentar o fluxo de visitantes. Para este fim criamos, de forma única e inusitada, o visiteuberaba.com.br. Canal que congrega toda a gama de prestadores de serviços e atrativos para que você possa desfrutar de nossa acolhida. Desejamos ser protagonistas deste destino, realizando um trabalho de representatividade sério e comprometido sendo porta-vozes da sua demanda”, diz o texto.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU