Samuel e Itamar reivindicam implantação
de projetos da CEMIG em Uberaba
Os vereadores Samuel Pereira (PR) e Itamar Ribeiro de Rezende (PR) solicitaram esta semana, à CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), a implantação do Programa de Aquecimento de Água com Energia Solar, na cidade de Uberaba. De acordo com os parlamentares, a reivindicação é para que o programa seja implantado, primeiramente, nos bairros Copacabana, Pacaembu, Morumbi e Parque Girassol, nos moldes do que foi viabilizado na cidade de Betim, entre outras.
Segundo Samuel Pereira, “instalando o sistema de aquecimento solar, a família terá a capacidade para aquecer 200 litros de água, que é o suficiente para cinco banhos por dia. O que gera uma grande economia”. Ainda segundo as informações, a Cemig vem pesquisando a tecnologia dos aquecedores solares desde 1986 e com isso estimula a melhoria dos equipamentos e apóia as pesquisas sobre o tema.
O vereador Itamar revelou que “a instalação desse sistema é voltada, especificamente, para conjuntos habitacionais de casas populares, como as construídas pela Cohagra”. A Cemig já viabilizou mais de 7.000 metros de coletores solares, ou seja, mais 3,5 mil residências populares já foram beneficiadas.
Conviver - Outra solicitação dos vereadores Samuel e Itamar à Cemig, diz respeito à viabilização do Projeto Conviver, para a cidade de Uberaba. Este projeto tem como objetivo promover o acesso à devida prestação dos serviços e oferecer soluções eficientes para o consumo de energia elétrica, adequando o valor da conta às possibilidades econômicas dos clientes das comunidades mais carentes, bem como doações de equipamentos com um consumo reduzido de energia elétrica, sendo, por exemplo, geladeiras, chuveiros, lâmpadas fluorescentes compactas, entre outros. De acordo com os parlamentares, mais de 100 mil pessoas foram atendidas nas cidades de Ribeirão das Neves, Ibirité, Esmeraldas, Vespasiano e na grande Belo Horizonte.