O vereador Tulio Micheli (Solidariedade) destaca a justa homenagem aos profissionais da cidade agraciados com a medalha “Destaques da Enfermagem Mineira 2022”. A premiação foi organizada pela subseção Uberaba do Coren-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais).
A solenidade ocorreu no último dia 9, no auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e faz parte da programação da 23ª Semana da Enfermagem.
A medalha é um reconhecimento à qualidade e relevância do trabalho desenvolvido pelos profissionais no município. “Parabéns ao Coren-MG pela merecida homenagem aos profissionais que trabalham em Uberaba. Trabalhadores que estiveram ou que ainda estão na linha de frente durante a pandemia, arriscando a própria vida”, destacou o vereador.
Tulio Micheli ainda lembrou que o Dia Internacional da Enfermagem será celebrado nesta quinta-feira (12). “A Enfermagem é imprescindível. Os profissionais mostram diariamente a importância desse ofício. Gratidão a cada um de vocês”.
Via requerimento, o vereador vai convidar representantes da subseção Uberaba do Coren-MG para que participem de uma sessão plenária. A data será definida em conjunto com a Mesa Diretora da Câmara.
“Importante a categoria ter o espaço para falar sobre o trabalho realizado e as dificuldades enfrentadas no cotidiano. Também já será importante para dialogarmos com o Governo Municipal sobre o pagamento do piso salarial tão logo ocorra a sanção presidencial”, afirma.
Mobilização. O vereador Tulio Micheli também destacou a mobilização da categoria para que o Projeto de Lei 2564/20, que trata da criação do piso salarial, tenha a sanção presidencial
o quanto antes.
A aprovação na Câmara dos Deputados ocorreu no último dia 4. O projeto define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“Espero que tudo se resolva o quanto antes e o piso se efetive para a categoria”, disse Tulio Micheli.
Assessoria do vereador
Uberaba, 11/05/2022