Requerimento de nº 01510/2023, de autoria do vereador Samuel Pereira, foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), para determinar a realização de uma Audiência Pública com a finalidade de discutir o projeto de construção do gasoduto na cidade.
A Audiência Pública é um instrumento utilizado pelo Poder Legislativo para ouvir a comunidade, levantar informações e divulgar as ações realizadas para a solução dos problemas de Uberaba. Neste caso, a iniciativa do vereador Samuel Pereira é uma oportunidade para os uberabenses conhecerem melhor o projeto do Gasoduto e sua relevância para o desenvolvimento do município.
Para Samuel Pereira essa audiência pública servirá para que o cidadão compreenda melhor o projeto e participe ativamente da discussão que o cerca, contribuindo de forma plena para o processo de tomada de decisões que a realização do empreendimento envolve. “Além disso, promoverá a transparência e a prestação de contas por parte das instituições envolvidas”, frisou.
A pretensão de Samuel Pereira é contar, entre outros, com representantes da Braspetro, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE); da prefeita Elisa Araújo e do secretário de desenvolvimento de Uberaba, Rui Ramos. O vereador também espera ter na Audiência Pública, o Ex-ministro e ex-prefeito Anderson Adauto, para compartilhar sua experiência e conhecimento sobre o projeto, suas implicações locais e o papel do governo Federal neste momento.
Por fim, Samuel Pereira destacou que o projeto de construção do gasoduto em Uberaba “é de grande relevância para o desenvolvimento econômico e energético de nossa região, sendo imprescindível a participação popular para que esta conquista se efetive o mais rápido possível”.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/09/2023