Vereadores propõem a criação de uma comissão para discutir a internação compulsória de dependentes q

03/06/2013 00:00

Compartilhar

Vereadores propõem a criação de uma comissão para discutir a internação compulsória de dependentes químicos
Durante a Audiência Pública sobre Políticas para Prevenção e Combate às drogas o vereador Edmilson de Paula, um dos autores do requerimento que propôs a discussão, disse estar preocupado com a epidemia que se tornou o uso de drogas em Uberaba, assim como no resto do país. "Precisamos agir com urgência, pois estamos lidando com um mal que entra na nossa casa sem bater na porta. A droga tem destruído muitas famílias. Temos visto muitas campanhas contra a dengue e acho importante combatermos a doença sim, mas o uso de drogas também se tornou uma epidemia e precisamos achar uma solução para o uso abusivo de álcool e drogas. Após essa audiência vamos nos reunir novamente, eu e meus colegas vereadores Ismar e Samuel, para filtrarmos os assuntos que foram tratados aqui e buscarmos mecanismos legais para ações efetivas na prevenção e combate às drogas", disse Edmilson.
Samuel afirmou que os três vereadores irão marcar outras reuniões públicas para discutir mais profundamente o assunto. "No decorrer da audiência entendemos que o problema das drogas merece ser debatido constantemente e que muitas instituições precisam ser ouvidas. Mas já de imediato, eu e meus colegas Edmilson e Ismar estamos propondo a criação de uma comissão específica desta Casa para tratar da questão da internação compulsória, que é um dos principais pontos debatidos hoje sobre a problemática das drogas", afirmou Samuel.
Para o vereador Ismar Marão, os dados divulgados pelas polícias sobre quantitativo de droga apreendida é cada vez mais alarmante. "A cada dia vemos mais e mais notícias sobre carregamentos de drogas que são apreendidos. A prevenção e o combate tem que estar integrados. Só com a união dos poderes é que vamos encontrar soluções eficazes", destacou Ismar.
Ainda sobre este assunto, o Superintendente do Centro de Referência de Álcool e outras Drogas do Estado, Amaury Inácio Costa e Silva, falou a respeito das pessoas enxergarem a internação compulsória como a solução definitiva para o dependente químico, mas que não se deve pensar assim. "A internação compulsória deve ser vista como uma última instância. Ela fere o direito de ir e vir do cidadão, pois ela é uma internação contra a vontade do paciente. Eu entendo a dor e o sofrimento dessas famílias, mas esse tipo de internação deve ser utilizado quando as outras alternativas para tratar um dependente químico  falharam", disse Amary. 
Durante a reunião o vereador Edmilson de Paula fez o lançamento oficial da 1ª Marcha Contra o Crack e Outras Drogas de Uberaba, a ser realizada no dia 22 de junho, às 8h30. A concentração da "Caminhada pela Paz" será no Cemea Abadia, na Avenida orlando Rodrigues da Cunha, n⁰ 1837, no bairro Abaia, sentido Avenida Prudente de Morais, com destino à Praça da Abadia. "Eu estive em BH no mês passado, onde tomei conhecimento sobre a Marcha, que este ano completa sua segunda edição na capital, e decidi trazê-la para Uberaba. Procurei o Prefeito Paulo Piau, que prontamente topou a parceria. Este é mais um ato que demonstra nossa preocupação com o uso de drogas e, principalmente, nos problemas envolvendo o crack", ressaltou Edmilson.
Assessoria de Comunicação - Vereador Edmilson de Paula

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados