A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) realizou a entrega do Título de Cidadania Uberabense ao empresário Walter Carvalho Marzola Faria, proprietário do Grupo Petrópolis. A cerimônia ocorreu na unidade fabril de Uberaba, localizada às margens da BR-050, na sexta-feira (15/09). A proposição da homenagem foi feita pelo vereador Túlio Micheli (SDD).
Estiveram presentes os vereadores Fernando Mendes, presidente da CMU; o 1º secretário Professor Wander; Almir Silva; Cabo Diego Fabiano; Luizinho Canecão; Elias Divino; Alessandra Piagem; Anderson Dois Irmãos; Caio Godoi; Varciel Borges e Cleomar Barbeirinho. Também acompanharam a homenagem a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o ex-prefeito Paulo Piau; o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (DETI), José Renato Gomes; Rui Ramos, secretário do DETI; Luiz Alberto Medina, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel); e o ex-deputado federal Franco Cartafina.
O autor do projeto, Túlio Micheli, foi o primeiro a discursar e declarou: “Queria começar expressando minha gratidão por ser vereador na 19ª legislatura e por ter a honra de trazer esta homenagem ao Sr. Walter Faria, que é, sem dúvida alguma, um dos maiores investidores da cidade de Uberaba”. Micheli enfatizou que o Título de Cidadão representa a parceria do empresário "visionário" com o município.
Fernando Mendes, presidente da CMU, relembrou o início da implantação da fábrica, desde a perfuração do poço artesiano. “Eu vi a fábrica nascer. Chegamos aqui quando estava na terraplanagem, e o Sr. Walter, juntamente com os diretores, sempre prestigiaram e faziam questão da presença dos vereadores”, lembrou.
Mendes também elogiou o espírito de união dos colaboradores do Grupo Petrópolis e afirmou que o empresário é responsável "pelo maior investimento já recebido por Uberaba".
Walter Faria agradeceu a todos os vereadores pela homenagem e afirmou que já tinha sangue uberabense. “Quero agradecer a toda a Câmara de Uberaba por realizar esta sessão aqui na nossa sede, e ser cidadão uberabense é uma volta às minhas raízes. Meu bisavô era de Uberaba, e nas minhas veias já corria o sangue daqui. Hoje, sou uberabense”, revelou.
Por fim, Faria projetou o início de uma nova linha de bebidas para refrigerantes sabor cola até o final do ano, o que totalizará a sexta linha de produção. Além disso, revelou que pretende fazer de Uberaba a capital do lúpulo no Brasil. No terreno da fábrica mineira, já foram plantados dois hectares do produto, que é utilizado para dar aroma e sabor à cerveja. “Estamos plantando lúpulo aqui. Ainda é o começo, mas acredito que Uberaba vai se destacar no Brasil pelo lúpulo brasileiro, pois as terras daqui são férteis e o clima surpreendeu a todos”.
Atualmente, a maior produção de lúpulo no país pertence ao Grupo Petrópolis de Teresópolis/RJ, com uma área total plantada de sete hectares.
Jornalista Luiz Gustavo Rezende
Dep. Comunicação da CMU
18/09/2023