Um dos projetos que serão votados pelo Legislativo na próxima segunda-feira (11) pretende facilitar a vida dos idosos e das pessoas portadoras de necessidades especiais. O vereador Paulo César Soares China (SD) vai propor que os hipermercados e supermercados do município se adequem a algumas novas regras.
O Projeto de Lei prevê que os estabelecimentos poderão ser obrigados a realizar a divulgação dos preços dos produtos das divisões inferiores das prateleiras em destaque, de forma clara e legível, voltados para cima. A intenção é facilitar a visão dos idosos e portadores de necessidades especiais, os quais enfrentam dificuldades para se abaixarem e conseguirem visualizar os preços.
Ainda no PL, o vereador lembra a importância da permanência de um empacotador em cada caixa, quando os estabelecimentos possuírem oito caixas ou mais, para atendimento ao consumidor.
De acordo com China, a intenção é de facilitar a vida do consumidor. Ele entende que os estabelecimentos devem disponibilizar os preços dos produtos de forma clara e com caracteres legíveis, facilitando a visualização pelo consumidor.
Sobre a presença de empacotadores, o vereador comentou que a medida visa evitar a formação de longas filas, como ocorre atualmente. Ele entende que certamente iria reduzir o tempo de atendimento para cada cliente, além de evitar que os operadores de caixa ou os próprios clientes tenham que empacotar os produtos adquiridos.
O Projeto deverá ser analisado e votado pelos vereadores.