Na busca de soluções para o problema da falta de transporte para alunos do ensino médio e universitários das comunidades rurais, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Legislativo, vereador Rubério Santos, esteve hoje com a secretária de Educação, Silvana Elias, pais e alunos. Também participou da reunião o relator da CPEC, vereador Ronaldo Amâncio.
Existe uma grande preocupação da população das comunidades da Capelinha do Barreiro, Borgico e Chácaras Mariita já que a Secretaria Municipal suspendeuesse transporte gratuitono começo de fevereiro. Silvana Elias explicou que até agora havia uma concessão do município para o fornecimento desse transporte, no entanto, existe um problema de legalidade. É de responsabilidade municipal apenas o ensino fundamental, tanto que os recursos do Fundeb podem ser utilizados somente para esse fim. Outra dificuldade é de ordem econômica, já que o município está sem recursos para manter essa prática.
O vereador Rubério considera fundamental que sejam buscados outros caminhos, para que esses estudantes não fiquem prejudicados e tenham de desistir do sonho de cursar o ensino superior ou técnico. É uma forma de evitar o êxodo rural, já que passarão a aplicar seus conhecimentos onde residem, melhorando a qualidade de vida daquela população. O vereador Ronaldo Amâncio salientou a importância da serenidade para a solução do problema de forma tranquila.
Uma comissão de pais e alunos foi formada para representar as comunidades rurais nessa questão. Após sugestões dos pais e da Comissão de Educação da Câmara foi retomada, imediatamente até 28 de fevereiro, a prestação desse serviço. Também através da CPEC foi agendada reunião com a direção do Instituto Federal do Triângulo Mineiro(IFTM) no próximo dia 9(quinta-feira) para discutir parceria no transporte desses alunos, já que a maioria estuda naquela escola. Outra reunião será agendada com a Superintendência de Ensino para tratar dos alunos das escolas estaduais.
A secretária também determinou ao Departamento de Transportes que fosse realizado levantamento dos custos das vans que fazem esse trajeto do campo até o IFTM.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Rubério Santos